WhatsApp corporativo: regras de etiqueta para uso no trabalho

WhatsApp corporativo: regras de etiqueta para uso no trabalho

O WhatsApp tornou-se uma importante ferramenta de comunicação corporativa. Agregando vantagens como conectividade e mobilidade, o aplicativo é amplamente aceito no dia a dia das empresas, facilitando a troca rápida de informações com gestores, colegas de trabalho e até mesmo clientes. Mas, se por um lado a troca de mensagens agiliza a comunicação e melhora a produtividade, por outro deve ser feita com cuidado. Confira essas dicas para fazer bom uso da ferramenta no ambiente de trabalho.

  1. Não deixe ninguém de fora

Ao criar um grupo de trabalho, certifique-se que todos os envolvidos foram incluídos. No grupo de RH, por exemplo, todos os profissionais da área devem ser integrados sem exceção – caso contrário, quem ficou de fora pode se sentir preterido. Além disso, as mensagens enviadas devem ser de interesse de todos. Se você tem um comunicado a fazer a uma pessoa específica, dirija-se diretamente a ela.

  1. Cuidado com mensagens fora de hora

O horário de expediente deve ser respeitado, assim como folgas e finais de semana. É claro que ocasionalmente demandas urgentes podem surgir, mas devem ser tratadas como situações excepcionais. Estabeleça regras e limites para mensagens fora de hora, evitando que os colaboradores se sintam na obrigação de atender de imediato. Afinal, ninguém merece ter de responder mensagens na hora do jantar.

  1. Evite assuntos não relacionados a trabalho

Para manter a produtividade em alta, o grupo de trabalho deve ter como foco assuntos relacionados ao trabalho. Eventualmente, a ferramenta será usada para comunicar eventos, convites ou até mesmo um happy hour, mas não deve se tornar um espaço de veiculação de correntes, memes ou fake news. Evite temas polêmicos, piadas ofensivas e todo tipo de mensagem que cause distração.

  1. Use a linguagem adequada

Lembre-se que a comunicação é uma das habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo. Use a linguagem adequada no WhatsApp para ser o mais claro possível na transmissão da informação. Seja objetivo, preciso e muito cuidadoso com o uso de abreviações e emoticons. As famosas “carinhas” podem ser interpretadas de forma errada e gerar mal-entendidos.

  1. Cuidado com informações sigilosas

Jamais compartilhe com terceiros o conteúdo corporativo. Além disso, evite mencionar dados sigilosos. Ainda que o aplicativo seja seguro em relação à criptografia das mensagens, o que significa que elas não são interceptadas por pessoas de fora, todo o conteúdo fica registrado nos smartphones dos participantes – que podem eventualmente ser acessados por um terceiro.

Respeite essas regras de ouro e aproveite ao máximo as vantagens da tecnologia a favor da produtividade.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve softwares que otimizam processos organizacionais. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Já o NewMobile permite a marcação de ponto remoto por meio de smartphone, de qualquer localidade e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Posted in RH