Turnover: como evitar a saída dos melhores da empresa

Turnover: como evitar a saída dos melhores da empresa

Perder um colaborador de alto desempenho para a concorrência gera impactos negativos em qualquer negócio, principalmente quando se trabalha com equipes enxutas. Ainda que a retração econômica possa ter diminuído a rotatividade devido à menor oferta de vagas no mercado, é importante conseguir reter aquele talento cujo papel pode ser decisivo na retomada do crescimento. Conheça as causas do turnover e saiba como reduzi-lo.

Causas e impactos

A saída repentina de profissionais de alto desempenho afeta a produtividade e também gera custos para a empresa. Além de gastos relacionados à rescisão dos contratos, há despesas com a contratação e o treinamento de outros profissionais. Os principais motivos que desmotivam o colaborador a permanecer na equipe são: insatisfação com o trabalho, inadequação à vaga, estagnação ou impossibilidade de crescimento, remuneração abaixo do mercado e clima organizacional ruim.

Como reduzir

O primeiro passo para reduzir o turnover é analisar os índices de rotatividade e identificar em quais áreas ou departamentos os sucessivos desligamentos são mais frequentes. Uma pesquisa de clima pode trazer informações relevantes sobre as causas, que podem ser desde uma dificuldade de relacionamento com o gestor até insatisfação com o salário. Uma vez detectada a causa, o RH deve entrar em campo propondo soluções adequadas.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber dispõe de ferramentas que auxiliam as empresas a baixarem o índice de rotatividade dos funcionários, gerando economia. Com um software de controle de frequência como o NewPonto, o RH tem acesso a dados de extrema importância para a realização de ações efetivas visando a redução do turnover. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto e de outros produtos, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Turnover: como evitar a saída dos melhores da empresa
Turnover: como evitar a saída dos melhores da empresa