Treinamento e desenvolvimento: quando e por que investir na qualificação de talentos

Treinamento e desenvolvimento: quando e por que investir na qualificação de talentos Treinamento e desenvolvimento: quando e por que investir na qualificação de talentos

Empresas bem-sucedidas têm suas próprias fórmulas de sucesso, mas em todas há um componente em comum: talentos. Profissionais qualificados, engajados e criativos não apenas entregam resultados superiores como produzem soluções inovadoras, que podem até virar o jogo em momentos adversos. É para alavancar a produtividade, melhorar a eficiência das equipes e criar diferenciais competitivos que as grandes companhias investem em programas de treinamento e desenvolvimento. E se não faltam motivos para aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, nem sempre está claro para os gestores quando é hora de fazê-lo. Conheça situações que indicam essa necessidade: 

Falta de motivação

A falta de motivação é o vilão da produtividade. Para combatê-lo, uma ideia é oferecer aos colaboradores a oportunidade de se atualizarem sobre novas tendências, estimulando-os a pensar fora da caixa. Um bom treinamento também tem a missão de transmitir a cultura corporativa, facilitando o alinhamento do colaborador com os valores e expectativas da empresa. 

Promoções e transferências de área

Uma promoção vem sempre acompanhada de novas responsabilidades, sobretudo gerenciais. Por esse motivo, programas de desenvolvimento de lideranças são extremamente úteis para profissionais em cargos hierárquicos mais altos. Entre outras competências, esses treinamentos ajudam a aprimorar as soft skills, como comunicação eficaz, inteligência emocional e flexibilidade. No caso de transferência de área, o treinamento é indispensável para o bom desempenho na nova função. 

Reclamações repetidas

O cliente é o termômetro que as empresas devem ouvir atentamente. SAC e pesquisas de satisfação são fontes excelentes para descobrir pontos fortes e fracos, seja no atendimento, na entrega, na qualidade do produto ou serviço. Em caso de reclamações recorrentes, não resta dúvida: é hora de dedicar especial atenção ao setor responsável, detectar gargalos e promover treinamento pontual com as equipes.  

Implementação de tecnologia

Em razão da necessidade de digitalização das companhias, novas tecnologias vêm sendo implementadas em ritmo acelerado. Cloud computing, softwares que automatizam processos e tecnologias mobile são exemplos de soluções que otimizam o trabalho, aumentam a colaboração das equipes e proporcionam escalabilidade às operações. Para tirar o máximo proveito de um sistema como o NewPonto Cloud, os usuários devem ser capacitados para utilizar os recursos disponíveis. Por isso, vale contratar fornecedores como a Norber, que conta com especialistas que auxiliam os clientes em todas as etapas do projeto, desde a implementação até o treinamento das equipes.       

A Norber desenvolve softwares de controle de acesso e de frequência que facilitam a gestão da jornada dos colaboradores. O NewPonto Cloud armazena dados do controle de ponto na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação do ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.