4 técnicas motivacionais para levantar o astral e manter os colaboradores motivados

4 técnicas motivacionais para levantar o astral e manter os colaboradores motivados

A pandemia do coronavírus já dura mais tempo do que se imaginava. Nas cidades onde a quarentena se estende, a insegurança e a sensação de isolamento se refletem no humor individual e coletivo, podendo impactar negativamente o desempenho das empresas. Veja 4 técnicas motivacionais para virar o jogo, recuperar a motivação profissional e melhorar a produtividade da sua equipe remota.  

  1. Adote técnicas de gamificação

Que tal tornar a rotina de trabalho mais leve e descontraída? Cada vez mais presente nas organizações, a gamificação é uma técnica inspirada nos games que basicamente consiste em recompensar os profissionais a cada desafio superado. Pode ser aplicada em treinamentos, processos de vendas ou para alcance de metas, com premiações que vão desde folgas até benefícios financeiros. Com espírito de competição, é um estímulo que pode dar uma boa levantada no clima! 

  1. Coloque a tecnologia no dia a dia

Além de alavanca para a produtividade, a tecnologia também tem sido apontada como um importante fator de satisfação no trabalho. Diversas pesquisas mostram que o engajamento dos funcionários é mais alto nas empresas onde ferramentas tecnológicas são usadas em maior escala. O entusiasmo é explicável: quem não gosta de internet estável, sistemas confiáveis ou soluções que garantam acessibilidade e mobilidade? Sobretudo para equipes em home office, vale proporcionar acesso remoto a informações via softwares em nuvem e investir em soluções como o NewMobile, que possibilita a marcação do ponto por meio do smartphone, com rapidez e muita comodidade. 

  1. Valorize a criatividade

Embora projetos possam ter sido congelados em decorrência da crise, é fundamental estimular a criatividade e a inovação. As pessoas são movidas a desafios e não há nada mais frustrante que sentir-se estagnado na empresa e profissão. Estabeleça metas específicas e atingíveis, valorize ideias novas e incentive seu time a pensar fora da caixa. Produtos e serviços inovadores, que vão de encontro à necessidade dos clientes, podem surgir de um insight trazido por você ou sua equipe.

  1. Cultive o otimismo

Há dias mais difíceis que outros – e é fato que precisamos respeitar momentos de introspecção dos nossos amigos, ajudando-os sempre que possível. No entanto, tome cuidado para que o desânimo de um indivíduo não afete todo o grupo. Para isso, acompanhe os humores, ofereça apoio e, sobretudo, promova um clima positivo no trabalho. Líderes confiantes são capazes de inspirar pelo exemplo e estimular que cada um faça mais e melhor. Seja amigável, respeitoso e otimista! Hoje já se fala que a vacina sairá em tempo recorde, então que tal alimentar a esperança e acreditar que sairemos mais preparados e fortalecidos? 

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo dos que trabalham em home office. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.