Segurança empresarial: boas práticas para impulsionar a gestão

Segurança empresarial: boas práticas para impulsionar a gestão

Segurança é prioridade, mas não pode jamais ser um contratempo à agilidade e flexibilidade necessárias às empresas. Em tempos de competitividade acirrada, tem vantagem quem consegue assegurar que as boas práticas de segurança atuem pela melhoria do desempenho organizacional, indo além da função primordial de garantir proteção às pessoas, bens patrimoniais e informações. Veja como a segurança pode agilizar processos, gerar economia e modernizar a gestão.

Análise de risco

Ao estruturar uma política de segurança, é importante avaliar tipos de ameaças, pontos vulneráveis e situações adversas às quais sua empresa pode estar exposta. Leve em conta segmento de negócio, localização e grau de informatização ao adotar medidas cabíveis. A definição de normas e procedimentos em situações críticas, associada a barreiras físicas e a tecnologias como leitura biométrica, cartões de proximidade e reconhecimento facial, mitigam riscos. Vale lembrar que a estrutura de segurança deve ser repensada e, eventualmente, adaptada, sempre que ocorrerem mudanças nos ambientes organizacionais.

Controle de acesso

Além de impedir a entrada de estranhos às dependências da empresa, o controle de acesso automatiza o fluxo de pessoas cadastradas, promovendo mais agilidade na identificação de visitantes, clientes e fornecedores. Este sistema também permite gerenciar o ingresso em ambientes restritos, permitindo que apenas colaboradores autorizados acessem determinados lugares ou informações. Outra vantagem é o bloqueio da entrada em horários fora do expediente, o que garante mais segurança e maior controle de horas extras.

Planejamento integrado

Quer ganhar ainda mais eficiência nos processos de gestão? Então pense seriamente na integração de sistemas. Com planejamento e fornecedores comprometidos em oferecer soluções customizadas, o controle de acesso pode ser integrado ao sistema de controle de ponto, garantindo benefícios superiores ao gerenciamento de pessoas. É possível, com uma integração deste tipo, reduzir o risco de fraude na marcação de presença e incorporar a marcação de entrada e saída dos funcionários à folha de pagamento. Com processos automatizados, sua empresa ganha segurança, agilidade e eficácia operacional.

A Norber desenvolve softwares de controle de acesso e de frequência que modernizam rotinas corporativas, garantindo às empresas mais segurança e melhor desempenho organizacional. Para conhecer as funcionalidades do NewAcesso e do NewPonto, acesse www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.