RH 3.0: O papel da tecnologia na evolução da gestão de pessoas

RH 3.0: O papel da tecnologia na evolução da gestão de pessoas

O RH está entre as áreas que mais evoluiu nas últimas décadas. Com o desenvolvimento da tecnologia e a adoção de ferramentas que otimizam processos e utilizam dados para contratação, seleção e treinamento de colaboradores, a área de Gestão de Pessoas tornou-se cada vez mais estratégica. É a era do chamado RH 3.0, que usa Inteligência Artificial, algoritmos e People Analytics para garantir maior competitividade às empresas.

Resumidamente, o RH deixou de cuidar apenas das questões burocráticas da folha de pagamento, quando era chamado de Departamento Pessoal em sua versão 1.0, e passou a lidar com novas atribuições, como o desenvolvimento e engajamento de talentos, em seu momento 2.0. Em um processo evolutivo e sem volta, a área de Recursos Humanos se juntou às lideranças na criação de planos de negócios e hoje desempenha um papel importante na busca por competitividade e conquista de resultados nas companhias.

Mas não adianta apenas implantar novas tecnologias. A era do RH 3.0 exige do profissional de Gestão de Pessoas maior diálogo com parceiros como TI e Marketing. Com o apoio de softwares desenvolvidos pela área de TI, por exemplo, é possível coletar dados referentes ao horário de entrada e saída de funcionários ou mesmo sobre o perfil dos candidatos num processo de seleção. Na medida em que são transformados em informação, dados desse tipo orientam melhorias e geram mais efetividade na tomada de decisões.

A aliança com o Departamento de Marketing, por sua vez, permite a utilização de dados na construção de estratégias de Endomarketing e Employer Branding, hoje considerados fundamentais para motivar profissionais, assim como atrair e reter talentos.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve sistemas que modernizam rotinas organizacionais e produzem dados relevantes para o RH 3.0. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra os dados à folha de pagamento, proporcionando informações de grande utilidade para o plano de negócios das empresas. Para conhecer as funcionalidades desta solução, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Posted in RH