Satisfazer o cliente não é o mesmo que fidelizar. Para manter o consumidor fiel a marcas ou empresas, apenas oferecer um produto de qualidade pode não bastar. Atualmente, o desafio da fidelização está em gerar encantamento e fazer do cliente satisfeito um verdadeiro porta-voz do seu negócio. Uma estratégia adotada por muitas companhias é a criação de programas de fidelidade, iniciativa que pode ajudar a construir relacionamentos duradouros e a promover uma experiência diferenciada.
Ofereça vantagens reais
Clientes leais esperam ser devidamente recompensados. Para valorizar aqueles que se identificam com o seu negócio e sempre voltam, vale investir em ações de relacionamento. Estimule a compra frequente com um programa de fidelidade que ofereça vantagens reais, como descontos e ofertas exclusivas. A antecipação de lançamentos e convites para eventos especiais, por exemplo, demonstram ao cliente que sua empresa o prestigia.
Promova ações personalizadas
O cadastro do cliente, assim como seu histórico de compras, fornece uma série de dados que mostram seus gostos e hábitos de consumo. Faça uso destes dados, acrescente uma dose de criatividade e promova ações personalizadas. Se seu cliente é comprador de livros de botânica, ofereça a ele um curso de jardinagem! Conhecendo os desejos e necessidades do consumidor é possível reforçar o vínculo entre ele e sua empresa, gerando um maior engajamento.
Satisfação em primeiro lugar
De nada adianta oferecer descontos ou benefícios se a experiência de compra deixa a desejar. Independentemente destas vantagens, o cliente não volta quando está descontente com o produto ou com o atendimento. Abra canais de comunicação e dê atenção às avaliações do consumidor. Com isso, você aprimora o serviço oferecido, estabelece conexões e fideliza o cliente, evitando uma fuga para a concorrência.
Especialista em gestão de controle de frequência, a Norber desenvolve soluções customizadas, atendendo demandas específicas de seus clientes. Além de produtos sob medida, a empresa acompanha todo o processo de implantação do software, realiza treinamentos e disponibiliza um help desk diferenciado, pronto para oferecer suporte qualificado ao usuário. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto e de outros produtos, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.
