Por que gestão de pessoas e tecnologia serão protagonistas na retomada do crescimento

Por que gestão de pessoas e tecnologia serão protagonistas na retomada do crescimento

O ano complicado que vai chegando ao fim deixou algumas marcas, mas também inúmeros aprendizados para o mundo corporativo. Uma das lições é que o capital humano é determinante para a superação de crises. Ao longo dos meses, todos tivemos que nos adaptar, abandonar crenças limitantes, desenvolver novas habilidades e crescer. Foi graças à capacidade essencialmente humana de liderar, inovar, ser resiliente e ter empatia que adversidades foram vencidas, oportunidades foram criadas e negócios se mantiveram em pé. 

É claro que a tecnologia contribuiu – e muito – para a manutenção das atividades. Afinal, foi com a ajuda de ferramentas de videoconferência, softwares em nuvem e soluções mobile que muitos profissionais puderam continuar trabalhando, mas protegidos em seus home offices. Não resta dúvida que ferramentas tecnológicas são aliados importantíssimos em um cenário globalizado, competitivo e que demanda agilidade como o atual. 

Mais do que nunca, tecnologia e capital humano andam juntos, e na companhia do RH – que, nos últimos tempos, assumiu um protagonismo inédito planejando, gerindo e traçando estratégias. É essa combinação de soluções inovadoras, criatividade humana e gestão, aliás, que irá acelerar a retomada do crescimento no ano que se aproxima. Por quê? 

Para começar, porque o home office e a jornada híbrida continuarão em alta no mercado corporativo – ao menos até que a vacinação em massa chegue e comece a reduzir riscos. Por meio da experiência com a jornada remota, as empresas enxergaram que redução de custos e otimização das atividades são alguns dos benefícios do modelo. Para os colaboradores, por sua vez, significa flexibilidade, autonomia e mais qualidade de vida. 

Para que o capital humano agora alocado em casa entregue à empresa todo seu potencial criativo, entram em cena as tecnologias e o trabalho dos especialistas em gestão de pessoas. Ao RH compete fazer a gestão eficiente da jornada remota, seja implementando métricas para avaliar a produtividade como fazendo uso de softwares que facilitam enormemente a vida de gestores, diretores e líderes. 

O NewPonto Cloud da Norber é um sistema de gestão de frequência que mantém online e em nuvem as informações de ponto dos colaboradores, presenciais ou remotos. Por meio do sistema é possível verificar atrasos e faltas, além de ter um controle preciso do banco de horas. Outra solução inovadora é o NewMobile, desenvolvido para o colaborador efetuar a marcação do ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real.  

Quando pensamos no futuro, é fundamental ficar de olho no que será relevante. Tecnologia, capital humano e gestão seguirão na linha de frente, não resta dúvida.   

A Norber desenvolve sistemas que facilitam o controle de frequência dos colaboradores. Durante a pandemia, a empresa ajudou empresas clientes a realizarem a gestão da jornada remota e ficarem em dia com as obrigações legais. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto Cloud e do NewMobile, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.