Planejamento 2021: o papel da liderança no “novo normal”

Planejamento 2021: o papel da liderança no “novo normal”

Frente aos desafios que o “novo normal” impõe às empresas, a capacidade de liderança dos gestores será decisiva na condução do planejamento estratégico em 2021. Para avançar na rota do crescimento e da inovação, é fundamental contar com profissionais capazes de lidar com situações adversas, tomar decisões rápidas e transmitir confiança, sem jamais perder os objetivos de vista. Saiba o que mais é esperado dos líderes corporativos no ano que se aproxima.

Resiliência e empatia

Líderes resilientes mantêm equilíbrio e foco, mesmo diante de imprevistos. Sobretudo em momentos de crise, é preciso ser adaptável e flexível para suportar a pressão, não permitindo que problemas alterem seu estado psicológico. Gestores com essa habilidade desenvolvida encaram os desafios com coragem e otimismo, mantendo a autoestima própria e da equipe. Outra habilidade preciosa é a empatia, capacidade de construir melhores relações interpessoais colocando-se no lugar do outro. 

Agilidade e uso de dados 

Em um mundo onde as mudanças acontecem em ritmo acelerado, sai na frente quem toma decisões rápidas e assertivas. A velocidade na entrega é uma demanda do mercado e existem metodologias ágeis que destravam burocracias e aceleram o fluxo do trabalho. Na era do Big Data, use dados disponíveis para orientar escolhas, direcionar estratégias, antecipar necessidades dos clientes e fazer uma melhor gestão de riscos. 

Espírito de inovação

Líderes conectados e antenados fazem da tecnologia uma alavanca para o crescimento da empresa. Cada vez mais, softwares que automatizam processos, sistemas de gestão e soluções em cloud computing são indispensáveis na inevitável corrida por competitividade. Coloque a transformação digital na lista de prioridades, dê um upskilling na força de trabalho e motive seu time a olhar o futuro, valorizando a inovação. 

Capacidade de gerenciar equipes remotas

Novos tempos exigem novos modelos de trabalho. Com o home office e a jornada híbrida se consolidando nas empresas, cabe aos líderes gerenciar equipes remotas com a máxima eficácia possível. Por meio do NewPonto Cloud, sistema de gestão de frequência em nuvem da Norber, o gestor pode fazer o controle de jornada dos colaboradores de maneira remota, com praticidade e agilidade. Outro ponto de atenção das lideranças é o engajamento das equipes que trabalham à distância. Para manter a produtividade em alta, seja uma fonte de inspiração, estabeleça relações de confiança, mantenha a comunicação aberta e estimule o trabalho colaborativo. 

Como líder, quais suas prioridades e estratégias para 2021? Conte-nos sua experiência e seus planos para atingir os objetivos de longo prazo.  

A Norber desenvolve softwares de controle de acesso e de frequência que facilitam a gestão da jornada de colaboradores presenciais e remotos. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto Cloud, NewMobile e NewAcesso, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.