O papel do líder na gestão empresarial

O papel do líder na gestão empresarial.

“Líderes constroem as empresas não só para o presente, mas também para o futuro”. Atribuída a Dave Ulrich, uma das autoridades mundiais em gestão de RH, a frase deixa clara a função estratégica dos gestores que ocupam cargos de liderança. Ao invés de dar ordens e esperar que determinada tarefa seja executada, a atribuição de um verdadeiro líder é engajar talentos para que alcancem objetivos que resultem no sucesso da organização em longo prazo.

No ambiente corporativo, o velho modelo de liderança autocrática vai dando lugar a uma gestão em que as decisões são compartilhadas. Se antes valia a máxima “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, atualmente as equipes com melhor desempenho são aquelas cujos gestores encorajam a comunicação e a participação. Essa é, aliás, uma das características que distinguem o líder de hoje do chefe do passado.

Mas não basta apenas dar voz ao subordinado. Para influenciar positivamente sua equipe e obter dela total comprometimento, o líder desenvolve as potencialidades técnicas e humanas de seus subordinados por meio de relações horizontais, dando e recebendo feedbacks enquanto os projetos são executados. Também são competências do líder a habilidade de motivar o grupo e valorizar talentos, assim como a capacidade de delegar tarefas e de oferecer suporte para que os resultados sejam alcançados.

A Norber, especialista em gestão de controle de ponto, conta com ferramentas que desafogam o operacional da empresa permitindo que os gestores se ocupem de questões estratégicas. Uma solução como o NewPonto, por exemplo, otimiza a capacidade gerencial do RH na medida em que automatiza o controle de ponto e os processos operacionais da folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br ou fale com a Área Comercial.

O papel do líder na gestão empresarial.
O papel do líder na gestão empresarial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *