O equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Prazos reduzidos, metas a serem cumpridas, pressão de todos os lados. O competitivo mercado de trabalho frequentemente exige dedicação extrema, fazendo com que, por momentos, deixemos de lado as nossas vidas pessoais. Esse alto nível de exigência gera ansiedade e aumenta nosso nível de estresse, fazendo com que o trabalho acabe virando um sacrifício. Saber conciliar a vida profissional com os desejos pessoais, valorizando os momentos de descanso e lazer, pode ser a chave para o equilíbrio. Saiba quais hábitos podem ajudá-lo na busca por mais qualidade de vida.

Pratique atividade física

Correr, nadar, pedalar, dançar. Está comprovado que a prática de atividades físicas libera endorfina, hormônio que promove a sensação de bem-estar. Além do benefício à saúde, exercitar-se regularmente melhora o humor, dá mais disposição e aumenta a produtividade no trabalho. Não use a falta de tempo como desculpa: reserve um momento da agenda para cuidar de si. Corpo e mente agradecem.

Desligue-se do celular

Muitas vezes, o esgotamento mental está ligado à dificuldade de se desconectar do trabalho. É bem verdade que o advento dos smartphones é um facilitador que nos permite resolver tarefas à distância, mas é preciso saber a hora de parar. Evite levar trabalho para casa e procure responder e-mails e mensagens no horário do expediente. Outra dica é desligar-se do celular em situações sociais, estando verdadeiramente presente no happy hour com amigos ou no jantar em família. Isso não só permite esquecer os problemas do escritório como também fortalece vínculos e relações afetivas.

Cuide da qualidade do sono

Cansaço, irritação, falta de atenção e mau humor são sintomas de noites mal dormidas. No ambiente de trabalho, o déficit de sono reduz a capacidade de concentração e de memorização, afetando o desempenho e dificultando a tomada de decisões. Por isso, não se prive do tempo de descanso necessário, que varia de 7 a 8 horas diárias. Mais que isso, fique atento à qualidade do sono. Evitar café e estímulos sonoros e visuais, como TV e celular, podem ajudá-lo a ter uma noite mais tranquila e, consequentemente, um dia mais feliz.

Cultive um hobby

Dedicar-se a algo de que você gosta, e que está fora do universo do trabalho, estimula a criatividade, cria novas conexões e pode ser uma importante ferramenta para o autoconhecimento. Aproveite o tempo livre para fazer aquilo que lhe dá prazer, seja tocar um instrumento ou realizar atividades manuais. Ocupações não necessariamente vinculadas à carreira, e que trazem satisfação pessoal, são importantes para uma rotina mais plena.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções tecnológicas que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas do RH. Para conhecer as funcionalidades dessa ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *