Networking no home office: dicas para cultivar sua rede de relacionamentos profissionais na quarentena

Networking no home office: dicas para cultivar sua rede de relacionamentos profissionais na quarentena

O distanciamento social instituído para combater a disseminação do coronavírus tirou momentaneamente de cena os almoços com colegas, happy hours e cafezinhos. Com o home office sendo praticado em larga escala, fazer networking ficou um pouco mais complicado – mas não impossível. Veja dicas para cultivar sua rede de relacionamentos profissionais na quarentena e ampliar oportunidades de negócios:  

  1. Retome a agenda

Do mesmo modo que as reuniões presenciais foram substituídas por videoconferências, por que não realizar networking virtualmente? Além de redes sociais como o LinkedIn, que cumprem bem o papel de conectar estrategicamente profissionais, utilize as variadas tecnologias e aplicativos disponíveis para reforçar sua rede. Tome a iniciativa e convide para um café virtual aquele colega cheio de ideias ou aquele cliente que você não encontra há algum tempo. Além de demonstrar interesse genuíno pela pessoa, essa oportunidade gera uma produtiva troca de informações, inclusive sobre como mercado e empresas estão lidando com os impactos provocados pela pandemia.

  1. Respeite condições diferentes

Todos que podem, claro, estão trabalhando em seus home offices. Isso não significa, contudo, que as condições de trabalho sejam iguais às suas. Cada profissional tem rotinas distintas e está se adaptando à modalidade de forma diferente – tem gente que pode estar se sentindo sobrecarregada, outros que gerenciam a produtividade com controle de jornada remoto. Por isso, não seja indelicado ou invasivo. Respeite a privacidade do seu interlocutor e prefira agendar um horário com antecedência do que fazer uma vídeochamada de repente. Antes de sair convocando os amigos para um happy hour virtual, pergunte como as pessoas têm passado e demonstre empatia.  

  1. Apoie as pessoas

Um networking eficaz é aquele que resulta em valor agregado para ambas as partes. Assim como você tem interesses, seu interlocutor também pode aprender algo com sua experiência. Mostre-se disponível, escute as demandas dele, colabore com soluções, ofereça ajuda, compartilhe conhecimento. Esse tipo de apoio vale não só para períodos de crise, mas em todos os momentos – e certamente fará com que você e as soluções que sua empresa oferecem sejam sempre lembrados.   

  1. Mantenha contato frequente

Se a ideia é criar relações duradouras, seja ativo nos encontros e participe com frequência. O contato recorrente é determinante para se aproximar de pessoas-chave, gerar confiança mútua e levar a relação profissional a um novo patamar. Quem não é visto não é lembrado, e é através de uma rede de contatos sólida que indicações e oportunidades de negócios são geradas. 

A Norber desenvolve softwares de controle de frequência que facilitam a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores, incluindo dos que trabalham remotamente. O NewPonto Cloud armazena dados do controle de frequência na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.