Mundo pós-pandemia: tendências e tecnologias que devem crescer no mercado de trabalho

Mundo pós-pandemia: tendências e tecnologias que devem crescer no mercado de trabalho

A pandemia do coronavírus está forçando a sociedade a rever valores e mudar hábitos. Além da imediata alteração da rotina, a experiência impõe à humanidade transformações profundas que devem impactar todas as esferas da vida. 

Entre os especialistas, é unanimidade que o mundo pós-pandemia não será como antes. No mercado de trabalho, o home office e outras tendências que já se desenhavam devem evoluir e se consolidar de modo mais acelerado. Saiba mais e prepare-se para novos desafios e oportunidades.

  1. Trabalho remoto 

Para conter a disseminação do coronavírus, o home office passou de esporádico a prática de rotina. Em questão de semanas, empresas adaptaram-se à modalidade aprimorando técnicas de gestão e usando softwares de controle de jornada remotos para garantir produtividade à distância. Hoje, o home office é uma alternativa real, e estudo da FGV aponta crescimento de 30% no pós-pandemia. Visto como um benefício pelos colaboradores, que buscam cada vez mais conciliar trabalho e qualidade de vida, tem a vantagem de evitar o desgaste no trânsito e o deslocamento via transportes públicos, locais de grande aglomeração. 

  1. Negócios digitais

O e-commerce e o delivery estão experimentando crescimento, apesar da crise. Mais do que nunca, a transformação digital se impõe com urgência. Mesmo setores tradicionais precisam romper barreiras e apostar na tecnologia como alavanca para o crescimento. Inteligência artificial, machine learning, automação de processos e softwares em cloud computing já estão aí e têm tudo para guiar a nova onda de inovações. 

  1. Valor socioambiental

Crises têm o poder de unir pessoas e reforçar o espírito de solidariedade. Mais que marketing, conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passam a ser encarados como obrigações genuínas, exigindo das organizações compromisso verdadeiro com a preservação ambiental e com comunidades próximas. Sem um propósito claro e capaz de impactar positivamente a sociedade, empresas e marcas correm o risco de perder relevância junto a funcionários, fornecedores e clientes.  

  1. Consumo consciente

Se os millennials introduziram um movimento mais focado no uso do que na posse, daqui em diante as relações de consumo devem ser ainda mais conscientes. Cada vez mais, o supérfluo sai de moda e a decisão de compra combina razão e conexão junto às marcas, com destaque para a experiência. Também vale estar preparado para uma redução do poder aquisitivo como consequência da desaceleração econômica global.

Para atuar no mundo pós-pandemia, observe tendências, faça previsões de cenários e adapte-se rapidamente a modelos que incluam a tecnologia no centro do negócio. Preparado para o que está por vir? Planeje, antecipe investimentos e escreva o futuro da sua empresa agora.  

A Norber desenvolve softwares de controle de frequência que facilitam a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores, incluindo dos que trabalham remotamente. O NewPonto Cloud armazena dados do controle de frequência na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.