Millennials x Gestão de Controle e Mobilidade

Millennials e a Gestão de Controle e Mobilidade

Sabe aquele colega mais jovem, recém-contratado, que fala de igual para igual com o chefe, executa diversas tarefas ao mesmo tempo e não quer saber de hora para chegar ou sair? Na faixa entre 18 e 35 anos, é criativo, manja de tecnologia e está sempre ligado em suas redes sociais, mas não concebe ter que seguir horário depois que a missão a ele dada foi devidamente cumprida. Pois o tal colega faz parte da geração que se convencionou chamar Millennials. Estima-se que esse novo perfil profissional, questionador, imediatista e hiperconectado, corresponderá a 70% da força de trabalho mundial em 2025; seu comportamento, contudo, já promove mudanças significativas no ambiente corporativo.

Quem são e o que querem

Ainda que pesquisas recentes contestem certos mitos relacionados aos Millennials, os nascidos entre 1980 e 2000, de modo geral, compartilham características em comum: cresceram em um mundo digital, vivem online e estão totalmente habituados às novas tecnologias. A revista Time, em artigo de 2013, chegou a taxá-los de narcisistas e preguiçosos. Segundo a publicação, esses jovens altamente centrados no eu tiveram acesso a tudo que queriam na hora que queriam, foram superprotegidos e tornaram-se ansiosos e demasiadamente autoconfiantes. Como consequência, têm dificuldade em lidar com restrições e hierarquias, se expõem como se participassem de um reality show e estão sempre esperando reconhecimento, ou “likes”.

Na velocidade de um clique

Mas nem tudo são críticas. Quando interagir e comunicar-se online torna-se tão natural quanto respirar, o mundo não tem fronteiras. Abertos à diversidade e muito aptos a mudanças, Millennials são empreendedores natos e não temem arriscar. Proativos e ávidos por inovações questionam os modelos existentes e esperam fazer a diferença.  Diferentemente das gerações X (nascidos entre 1964 e 1980) e Baby Boomers (entre 1946 e 1964), não estão dispostos a sacrificar a vida pessoal pela carreira. O sucesso, para essa turma, está ligado não exclusivamente a promoções ou aumentos de salário, mas a crescimento e satisfação pessoais. Por isso, tendem a preferir trabalhos flexíveis, que sejam desafiadores, prazerosos e tão dinâmicos quanto eles próprios.

Conflito de gerações

Por não se enquadrarem no molde “terno e gravata”, os Millennials podem enfrentar resistência de gestores tradicionais. Para um veterano acostumado a padrões e estruturas rígidas, lidar com um novato que cria sua própria rotina pode parecer uma verdadeira afronta. Por isso, para minimizar um possível conflito de gerações, especialistas em gestão de pessoas recomendam àqueles com anos de casa, serem receptivos a novas ideias e formas de trabalhar, valorizando a produtividade da equipe. Para estimular o potencial criativo dos Millennials, também vale envolvê-los na totalidade dos projetos, de modo que compreendam seu papel dentro de um objetivo maior. Os jovens profissionais também esperam manter relações recíprocas com seus líderes, recebendo deles feedbacks regulares. A motivação, afinal, está no reconhecimento de seus esforços e no próximo desafio.

Tecnologia como aliada

Investir em novas plataformas tecnológicas é também um meio eficaz de diminuir o turnover e reter os jovens talentos dessa geração movida a mudanças. A Norber, especialista em controle de ponto, desenvolve soluções customizadas que auxiliam empresas em seus processos de modernização, nessa era de constante transformação. O NewMobile, que possibilita a marcação de ponto remotamente por meio de smartphone, de qualquer localidade e em tempo real, é um exemplo de como a tecnologia se adapta à realidade em que vivemos. Pensando naquele funcionário que administra sua própria rotina, o aplicativo vai de encontro às necessidades das empresas que oferecem flexibilidade, sem abrir mão dos controles legais do mundo corporativo. Para conhecer todas as funcionalidades dessa inovação, visite www.norber.com.br e fale com a área comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *