Melhoria contínua: como aprimorar processos com metodologias de gestão

Melhoria contínua: como aprimorar processos com metodologias de gestão

Aprimorar processos organizacionais pode ser decisivo para o alcance de resultados em um ambiente de negócios ágil e altamente competitivo. Em geral, as metodologias focadas em melhoria contínua se baseiam em ciclos que incluem mapeamento de gargalos, detecção de oportunidades e implementação de soluções. Conheça as características de algumas das metodologias de gestão consagradas no mercado: 

Ciclo PDCA

Popularizado no pós-guerra, o Ciclo PDCA promove a melhoria dos processos por meio de quatro pilares: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Também conhecido como Ciclo de Deming, o método homenageia William Edwards Deming, considerado o pai do controle de qualidade em processos produtivos modernos.

Kaizen

Também nascido no pós-guerra, o Kaizen foi determinante para a ascensão de diversas companhias japonesas. Com um nome que significa “mudança para melhor”, tem como base a filosofia do professor Masaaki Imai e foca na eliminação de desperdícios, assim como na segurança e na qualidade do fluxo de trabalho. O interessante é que o método prioriza aquilo que realmente gera valor para o negócio, sendo aplicável tanto para a administração quanto para grupos e para pessoas.

Lean

Em sintonia com o Kaizen, o método Lean (que significa “enxuto”) se baseou no sistema de produção da Toyota e ganhou projeção mundial com a publicação do livro “A máquina que mudou o mundo” por especialistas do MIT. Além da redução de desperdícios, são seus princípios a geração de valor para o cliente, o alinhamento da cadeia de suprimentos e a produção puxada pela demanda. Ainda que proveniente da indústria, vem sendo amplamente utilizado em diversos setores da economia, de startups de tecnologia a companhias de prestação de serviços. 

Six Sigma

O Six Sigma ganhou fama na década de 1980 através de companhias como Motorola e GE. Mais robusta, essa metodologia utiliza estatística para reduzir a variabilidade de processos e, consequentemente, melhorar a produtividade e a satisfação do cliente. O ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) visa aumentar a performance de produtos, serviços e processos que já existem, enquanto o DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify) é voltado para o lançamento de novos projetos.   

A escolha da metodologia de gestão empresarial depende da adequação à realidade da empresa, sua cultura e estratégia. Ainda que a sua implementação seja, em geral, orientada por uma consultoria ou equipe interna capacitada, o maior investimento é na mudança de mentalidade, já que toda a equipe, incluindo a alta gestão, deve estar comprometida com o projeto. 

Independentemente do método, todos exigem acompanhamento permanente por meio de indicadores de desempenho (KPIs). No RH, o processo de controle de ponto pode ser continuamente aperfeiçoado com o uso de sistemas como o NewPonto Cloud. Além de garantir agilidade à gestão, o software gera uma série de dados relevantes para o monitoramento das melhorias.

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, tanto presenciais quanto remotos. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Equipe Comercial.