Lista de tarefas: hábito facilita a organização mental e aumenta a produtividade

Lista de tarefas: hábito facilita a organização mental e aumenta a produtividade

Organizar o que deve ser feito no dia ou na semana é um método excelente para planejar a rotina e dar conta de todas as tarefas que precisamos entregar. Para isso, nada melhor que listas! Veja por que elas são imprescindíveis entre quem deseja aumentar a produtividade no trabalho e ser mais organizado na vida pessoal.

  1. Facilitam a organização mental

Listas ajudam a lembrar – ou a não esquecer. Com um formato que facilita a categorização, elas auxiliam a memorização e têm o poder de aliviar a carga mental. Com elas, paramos de nos preocupar com o que temos de fazer e passamos a nos concentrar no que está sendo feito. O resultado é mais foco nas atividades, que passam a ser realizadas de modo mais rápido e objetivo. Não por acaso pessoas bem-sucedidas adoram listas.

  1. Ajudam a priorizar tarefas

Depois de colocar tudo na lista, é hora de checar o que é mais importante e priorizar. Nem tudo é urgente e a definição de prioridades torna o planejamento eficaz. Definir prazos e estabelecer metas de curto, médio e longo prazos também são fundamentais para fazer uma boa gestão do tempo. Também vale dividir grandes projetos em pequenas etapas para garantir que todos os itens da lista sejam riscados.

  1. Evitam a procrastinação

Listas nos ajudam a encarar aquelas tarefas enfadonhas, que são sempre adiadas. No ambiente corporativo, a tendência é deixar para depois atividades repetitivas e que demandam tempo, como é o caso do processamento da folha de pagamento. Se este é o seu caso, comece a calcular reajustes salariais, faltas, horas extras… Ou então contrate um fornecedor de software de gestão de frequência. Atualmente, estes sistemas de controle de ponto não apenas automatizam a folha de pagamento como permitem o gerenciamento de dados online, com as informações mantidas na nuvem. É o tipo de investimento que reduz significativamente a lista de tarefas e dá agilidade ao processo.

  1. Funcionam para tudo

Independente do cargo ou função, podemos fazer listas para tudo: tarefas delegadas e que precisam ser acompanhadas, prós e contras para uma tomada de decisão, tópicos para uma reunião importante, ideias novas a serem trabalhadas. Afinal, nem só para resoluções de Ano Novo servem as listas. E você, já fez as suas? Costuma anotá-las no papel ou no celular? Como organiza suas tarefas no trabalho?

A Norber desenvolve sistemas de controle de acesso e de frequência que facilitam a gestão de pessoas. O NewPonto Cloud é um software de controle de ponto em nuvem que se integra aos principais fornecedores REP do mercado e automatiza a folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades desta solução, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.