Investir em educação financeira melhora a produtividade

Investir em educação financeira melhora a produtividade

As contas não fecham e o salário acaba antes do fim do mês? Quem já passou por um aperto assim sabe o quanto é difícil manter-se focado no trabalho, enquanto a dívida no banco cresce como uma bola de neve. Segundo pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 6 em cada 10 brasileiros têm dificuldade em fazer o controle do orçamento doméstico.

Essa falta de planejamento, aliada a fatores como inflação, juros altos e desemprego de um familiar, pode gerar problemas financeiros que tiram o sono e afetam o desempenho no trabalho. Assim, para ajudar o colaborador a sair do vermelho e, consequentemente, melhorar a produtividade, muitas empresas têm investido em programas de educação financeira. Conheça os benefícios desses programas.

Finanças em ordem

Funcionários endividados costumam apresentar dificuldade em se concentrar no trabalho. Também acabam se ausentando e não raro solicitam adiantamentos de salário. Há, inclusive, quem force a barra para ser demitido visando obter a rescisão contratual para quitar dívidas. Para evitar esse impacto negativo na produtividade, palestras e seminários ministrados nas empresas são os principais elementos de um programa de educação financeira. A ideia é conscientizar o colaborador sobre a importância de planejar o orçamento pessoal, orientando-o a colocar em planilhas os ganhos e as despesas mensais, tanto as fixas quanto as variáveis. Esse controle na ponta do lápis ajuda a visualizar o destino do dinheiro e a se preparar para despesas emergenciais.

Além desse planejamento, um programa de educação financeira efetivo incentiva a mudança de hábitos e capacita o colaborador a fazer escolhas mais racionais e menos impulsivas na hora da compra. Outro benefício desse tipo de programa é que ele instrui a poupar e a investir, ajudando o colaborador a se preparar adequadamente para a aposentadoria.

A Norber, especialista em gestão de controle de ponto, dispõe de soluções que melhoram processos organizacionais com eficiência e confiabilidade. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Investir em educação financeira melhora a produtividade
Investir em educação financeira melhora a produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.