Inteligência Emocional no ambiente de trabalho

Experiência e conhecimento técnico são essenciais, mas há algo mais que os recrutadores buscam nos profissionais hoje em dia: a capacidade de gerir emoções. Desde que o psicólogo Daniel Goleman lançou “Inteligência Emocional” em 1995, difundiu-se com o livro a ideia de que para ser bem-sucedido pessoal e profissionalmente é preciso mais que ser puramente racional ou ter QI elevado. Segundo o autor americano, a chave está na inteligência emocional, isto é, na “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Inteligência Emocional e Liderança

No ambiente de trabalho, temos que interagir, solucionar problemas e tomar decisões o tempo todo. Essas interações são diretamente influenciadas pelo modo como lidamos com as emoções, enfrentando com entusiasmo os desafios ou sucumbindo às pressões. Quanto maior o nível de inteligência emocional, mais facilidade em perceber e responder adequadamente às inquietações próprias e dos outros. É por isso que os grandes líderes são aqueles que colocam as emoções no centro das aptidões. Profissionais com inteligência emocional desenvolvida são capazes de harmonizar as relações e motivar as equipes em prol de um objetivo comum.

Desenvolva a Inteligência Emocional

A habilidade emocional pode ser desenvolvida e o primeiro passo para isso é o autoconhecimento. Entender o que causa irritação, por exemplo, ajuda a ter autocontrole e, consequentemente, evitar uma atitude impulsiva ou um comportamento explosivo. Também colaboram para o desenvolvimento emocional a capacidade de se comunicar e a empatia. Colocar-se no lugar do outro, observando competências e limitações de quem está ao seu redor, demonstra respeito e gera melhores relações interpessoais.

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Inteligência Emocional no trabalho
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