Inteligência Artificial: impactos e benefícios para os negócios

Inteligência Artificial: impactos e benefícios para os negócios

Há poucos anos, carros autônomos eram vistos como uma fantasia de ficção científica. Hoje, com a corrida tecnológica mais acirrada, ninguém duvida que é uma questão de tempo para que veículos que dispensam motoristas estejam nas ruas. Do mesmo modo, quando a Netflix ou Amazon nos recomendam um filme para assistir ou um livro para comprar, por trás dessa escolha estão algoritmos de aprendizagem de máquina. Essas aplicações, cada vez mais presentes no dia a dia, têm em comum a Inteligência Artificial, softwares programados para detectar padrões e “aprender” à medida que são usados (machine learning e deep learning).

Investimento em tecnologia

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que estão provocando uma nova revolução industrial. O estudo “O Futuro da Indústria” da consultoria PWC indica que empresas de todos os segmentos devem estar preparadas para ampliar os horizontes porque a competitividade, nos próximos anos, será determinada por tecnologias avançadas que geram redução de custos e ganho de eficiência. O investimento por parte das empresas, portanto, será cada vez maior. O banco suíço Julius Baer estima que o faturamento da indústria de Inteligência Artificial deve aumentar 50% ao ano, em média, e chegar a 130 bilhões de dólares até 2025.

Riscos e benefícios

Se, de um lado, a inteligência da máquina pode automatizar tarefas repetitivas e auxiliar na solução de diversos problemas, de outro pode ameaçar milhões de empregos. Recentemente, o cientista britânico Stephen Hawking disse que a Inteligência Artificial “pode ser a pior ou a melhor coisa que já aconteceu para a humanidade”, juntando-se ao debate sobre os riscos e benefícios da tecnologia. “Nós simplesmente precisamos estar cientes dos perigos, identifica-los, empregar a melhor prática e gestão possíveis e nos preparar para suas consequências com muita antecedência”, disse.

Futuro do trabalho

A aplicação da Inteligência Artificial terá cada vez mais impacto na rotina das corporações, alterando modos de trabalho. Tarefas antes feitas por humanos, como redigir uma petição ou selecionar currículos para processos seletivos, começam a ser realizadas por sistemas baseados em algoritmos. Em todas as áreas, processos repetitivos poderão ser feitos por softwares, o que tornará o trabalho humano mais valioso e estratégico, exigindo habilidades como empatia e criatividade.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que modernizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, automatizando tarefas do RH. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Inteligência Artificial: impactos e benefícios para os negócios
Inteligência Artificial: impactos e benefícios para os negócios