Indicadores de gestão: métricas para potencializar resultados

Indicadores de gestão: métricas para potencializar resultados

Em um ambiente de negócios competitivo, a gestão profissionalizada de uma empresa passa necessariamente pela atuação orientada a métricas. Funcionando como termômetro para avaliações estratégicas e operacionais, os indicadores de gestão eliminam “achismos” e garantem que a tomada de decisões se baseie em dados concretos. Ao aplicá-los ao seu negócio, é possível obter um panorama sobre o desempenho econômico e financeiro da empresa, assim como a performance dos colaboradores, a satisfação dos clientes ou a assertividade dos processos. Conheça alguns indicadores de gestão que, alinhados à cultura e objetivos da empresa, podem ajudá-lo a mensurar a eficácia das atividades e, consequentemente, alavancar resultados.

Lucratividade

O indicador de lucratividade apura a viabilidade da própria operação. Percentual calculado pela relação entre o lucro líquido e o valor das vendas, ele indica o ganho que a empresa é capaz de gerar com o trabalho que desenvolve. Com base nesse número, é possível comparar os resultados alcançados com o histórico de períodos anteriores e também com números dos concorrentes.

Nível de satisfação

Ter o feedback do cliente acerca do produto vendido ou do serviço prestado é essencial para o aprimoramento das vendas. Por meio de indicadores de satisfação do cliente é possível avaliar erros e acertos e, sobretudo, corrigir eventuais falhas. O nível de satisfação do funcionário, por sua vez, está diretamente ligado à produtividade no ambiente de trabalho. Quanto mais satisfeito, melhores resultados o colaborador irá entregar. O cálculo, em ambos os casos, é feito a partir de pesquisas com os públicos externo e interno, respectivamente.

Rotatividade e absenteísmo

Faltas em excesso e taxas de rotatividade de funcionários muito altas significam perda de talentos, produtividade baixa e maiores gastos com processos de recrutamento e desenvolvimento de pessoas. Para detectar e reverter estes problemas, conte com um software de gestão de controle de ponto e crie indicadores de absenteísmo e de turnover.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Este indicador traduz a eficácia do investimento financeiro alocado em determinada ação. Para calcular o ROI, leve em consideração o valor do investimento realizado e o retorno obtido com ele. Quanto maior o número, mais acertada terá sido a decisão de empregar recursos naquela área, ferramenta ou processo.

A Norber desenvolve sistemas de gestão de controle de ponto que auxiliam na mensuração das taxas de absenteísmo e de turnover. Com excelente custo-benefício, um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e potencializa os resultados do RH. Para conhecer as funcionalidades desta solução, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Posted in RH