Inclusão digital: o que é e qual a importância

Inclusão digital: o que é e qual a importância

A tecnologia tornou-se indispensável no nosso dia a dia. Por meio de plataformas digitais, compramos sem sair de casa, realizamos operações bancárias, acessamos conteúdos variados, trabalhamos e nos comunicamos com outras culturas. Infelizmente, porém, nem todas as pessoas e negócios podem usufruir dessas facilidades, seja pela falta de equipamento, conexão ou conhecimento digital. Por isso, em todo o mundo, a inclusão digital deve ser uma questão prioritária para governos, instituições de ensino, empresas e sociedade.

Na era da informação, a inclusão digital é um importante meio de transformação social e redução das desigualdades. Indivíduos com habilidades digitais desenvolvidas são capazes de empregar a tecnologia de forma consciente e empreendedora, melhorando suas condições de vida e suas comunidades. 

Nas empresas, a democratização do uso da tecnologia acelera a curva de aprendizagem digital, tanto em nível individual quanto organizacional. Durante a pandemia da Covid-19, ficou claro que se adaptaram mais rapidamente à jornada remota as companhias que, dispondo de infraestrutura e recursos tecnológicos em suas rotinas, possuíam também uma cultura digital mais desenvolvida, com colaboradores familiarizados e aptos a realizarem suas tarefas online. 

Capacitação digital

Muito se fala em como a transformação digital é fundamental para melhorar a produtividade nas empresas. Porém, a adoção de soluções tecnológicas precisa andar de mãos dadas com a capacitação dos colaboradores. Ao treinar funcionários e garantir que eles dominem softwares e ferramentas variadas, as companhias não só contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados como conseguem tirar melhor proveito dos seus próprios investimentos em tecnologia. 

Ações de impacto na comunidade

Além de capacitar os funcionários para rotinas e tarefas informatizadas, as empresas podem contribuir para a inclusão digital por meio de seus programas de responsabilidade social. Doar computadores a comunidades vulneráveis e promover cursos de informática são exemplos de iniciativas de impacto social que ajudam a ampliar o acesso digital e reduzir desigualdades. 

Em um futuro cada vez mais conectado, onde inteligência artificial, robótica e outros recursos avançados apontam mudanças profundas no mercado e no trabalho, a inclusão digital é a chave para o desenvolvimento pessoal e para a competitividade empresarial.   

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo dos que trabalham em home office. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.