A importância dos Indicadores de Desempenho

Indicadores de desempenho são fundamentais para uma gestão eficaz.

O sucesso de um negócio depende de vários fatores e um deles diz respeito ao bom uso de Indicadores de Desempenho. Conhecidos como KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), esses índices são métricas que quantificam performance e auxiliam os gestores a monitorar quais estratégias funcionam ou não, se as práticas são realmente efetivas, além de identificar tendências e o engajamento das equipes.

Na área de Recursos Humanos, existem vários KPIs e o uso deles varia de acordo com o porte da empresa, o modelo de gestão e, principalmente, o tipo de informação que se deseja obter. Com um Indicador de Rotatividade, por exemplo, pode-se medir a taxa de turnover e, assim, verificar a eficácia dos processos de Recrutamento e Seleção ou de política de salários e benefícios. Já um Indicador de Absenteísmo mede as faltas e atrasos dos profissionais, podendo identificar a relação de ausências com o grau de satisfação dos colaboradores.

O Indicador de Clima Organizacional, baseado em pesquisas realizadas com os funcionários, ajuda a medir o engajamento e a satisfação do colaborador em relação à empresa, enquanto que o de Horas Extras afere a capacidade operacional dos departamentos, assim como, a produtividade e a possibilidade de novas contratações.

Especialista em gestão de controle de frequência, a Norber desenvolve softwares que automatizam rotinas do RH e ajudam a mensurar os dados relacionados à folha de pagamento. O NewPonto é um sistema de controle de ponto que integra registros de entrada e saída dos funcionários à folha, fornecendo informações fundamentais para o planejamento estratégico.

Para conhecer todas as funcionalidades desta e outras ferramentas Norber, que podem ser grandes aliadas do seu Departamento de RH, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Indicadores de Desempenho são fundamentais para uma gestão eficiente.
Indicadores de Desempenho são fundamentais para uma gestão eficiente.

5 thoughts on “A importância dos Indicadores de Desempenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *