A importância do contador para a sua empresa

A importância do contador para a sua empresa

Em 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. A data foi instituída em homenagem à assinatura do decreto que criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, em 1945.

O contador é o profissional responsável pela gestão contábil das empresas e seu papel é cada vez mais estratégico na medida em que seu serviço pode auxiliar os gestores no planejamento financeiro e na tomada de decisões. Conhecedor das legislações fiscal, trabalhista, tributária e previdenciária, seu trabalho é fundamental para negócios de qualquer porte, desde pequenas empresas até grandes corporações.

No processo de abertura da empresa, o contador é quem realiza o registro na Junta Comercial e a regularização em vários órgãos, assim como orienta sobre o tipo jurídico e a constituição societária. No dia a dia, são suas atribuições realizar a emissão de notas fiscais e também o planejamento tributário, fazendo cálculos de contribuições previdenciárias, encargos e tributos como Imposto de Renda (IR), PIS (Programa de Integração Social), CONFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), entre outros. Em muitos casos, também cabe ao profissional contábil realizar controles financeiros e fluxo de caixa, assim como a gestão da folha de pagamento.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, facilitando o gerenciamento de tarefas do contador e do profissional de RH. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

A importância do contador para a sua empresa
A importância do contador para a sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.