Home office: como sua casa influencia a produtividade

Home office: como sua casa influencia a produtividade

Desde que a pandemia impulsionou o home office em larga escala, a relação com a nossa casa mudou radicalmente. Além de valorizarmos ainda mais o conforto e a praticidade no ambiente doméstico, adaptamos nossa morada para que ela se tornasse um escritório. Para alguns, trabalhar de casa se mostrou o melhor dos mundos. Para outros, a mistura de vida profissional e pessoal gerou estresse, sobrecarga e queda da produtividade. Diante de percepções tão distintas, quais fatores tornam o home office uma experiência mais ou menos positiva?

Ambiente adequado

Ter um cômodo exclusivo para trabalhar de casa é o sonho de consumo dos adeptos do home office, pois garante mais foco e concentração. Isso, porém, nem sempre é possível – e a sala, por seu caráter multifuncional, acaba acomodando o trabalho, assim como atividades de lazer, estudo e refeições. Na falta de um ambiente exclusivo, monte sua mesa em um canto silencioso, pouco movimentado e livre de distrações. Para quem não mora sozinho, vale combinar regras com os familiares, deixando claro os horários em que você está trabalhando. 

Privacidade

Na medida em que ligamos nossas webcams, deixamos chefes, colegas e assistentes entrarem nas nossas casas. Quem tem filhos e familiares em casa pode se incomodar com a invasão de privacidade das videochamadas. Nesse caso, a dica é escolher um fundo neutro, como uma parede ou estante, ou usar os planos de fundo dos apps de reuniões virtuais.         

Ergonomia e tecnologia

Um aspecto determinante para a performance e satisfação no home office é a qualidade da internet. Redes que vivem caindo testam nossa paciência e derrubam a produtividade. Além de uma boa conexão de internet, é fundamental contar com soluções em nuvem, que facilitam a colaboração das equipes remotas. Outro ponto de atenção é a ergonomia dos móveis. Ajuste a altura da cadeira e do monitor para preservar sua saúde e bem-estar.    

Gestão do tempo

O trabalho além do horário do expediente é uma queixa recorrente de quem trabalha em home office. Para o profissional sobrecarregado, é importante negociar prazos e estabelecer prioridades junto aos líderes. Já para os workaholics de plantão, a dica é fazer uma boa gestão do tempo e, sobretudo, separar vida profissional e pessoal. Sistemas de marcação de ponto online ou via smartphone, como o NewMobile da Norber, ajudam a controlar a jornada de trabalho, assim como o banco de horas e as horas extras.   

Pesquisas indicam que, apesar dos desafios e da necessidade de adaptações, o ganho com flexibilidade, o maior convívio com a família e a economia de tempo nos deslocamentos fazem do home office um modelo desejado pela maioria dos profissionais. Há quem, por outro lado, sinta falta das interações presenciais. Nesse sentido, o formato híbrido contempla ambas as preferências e deve prevalecer neste ano. 

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo os que atuam em trabalho remoto. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Equipe Comercial.