Governo adia início do eSocial para 2018

Governo Federal adia início do eSocial para 2018

O início da obrigatoriedade do eSocial para empresas foi postergado. A resolução do Comitê Diretivo do eSocial, publicada no Diário Oficial da União em 31/08/16, estabeleceu novas datas de início: 1º de janeiro de 2018 para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016; e 1º de julho de 2018 para os demais empregadores e contribuintes.

A resolução ainda dispensa a prestação de informações dos eventos relativos a Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) nos seis primeiros meses depois das datas de início. O ambiente de aperfeiçoamento do programa, segundo o novo cronograma, estará disponibilizado a partir de 1º de julho de 2017.

O que é o eSocial?

O eSocial é o sistema do Governo Federal que coleta e armazena em um único ambiente digital as informações relacionadas à contratação de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício. São seus objetivos: garantir os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores; simplificar para os empregadores o cumprimento das obrigações; e aprimorar a qualidade das informações fornecidas aos órgãos governamentais envolvidos (Caixa Econômica Federal, INSS, Receita Federal, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego).

Como o eSocial afeta a minha empresa?

Por unificar o envio de dados ao Governo Federal, o eSocial vai mudar a forma como as empresas lidam com suas obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Mais que uma simples questão tecnológica, a implantação do novo sistema exigirá uma mudança cultural no ambiente administrativo, impactando diretamente o departamento de RH, assim como de TI, Finanças e Jurídico. Além de rever condutas fiscais e trabalhistas internas, as empresas devem dedicar especial atenção à coleta eficiente de dados e à capacitação dos profissionais envolvidos.

Como a Norber pode ajudar?

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve ferramentas customizadas que podem auxiliar o RH no gerenciamento e processamento das informações requeridas pelo eSocial. Para saber mais sobre as soluções que a Norber desenvolveu para o eSocial e outras ferramentas funcionais, acesse www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Governo adia início do eSocial para 2018
Governo adia início do eSocial para 2018

One thought on “Governo adia início do eSocial para 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.