Gamificação: a estratégia dos games para engajar funcionários

Gamificação: a estratégia dos games para engajar funcionários

Quem não se sente motivado a conquistar um objetivo? Ou não deseja “passar de fase” e ser recompensado por isso? Do Atari aos modernos jogos online e escape rooms, os games dispõem de mecanismos que estimulam o jogador a querer se manter no jogo e alcançar o próximo nível. É em busca desse alto engajamento presente no universo dos games que o mercado corporativo tem adotado cada vez mais os princípios da gamificação. Conheça esse conceito e saiba como utilizá-lo nos negócios.

O que é gamificação

Trata-se da aplicação de práticas provenientes dos games nas mais diversas áreas. O objetivo de sua adoção nas corporações é tornar as atividades do trabalho mais envolventes visando um maior engajamento por parte dos colaboradores. É diferente de entretenimento, mas busca transformar atividades rotineiras ou treinamentos em experiências mais divertidas e efetivas.

Recompensa e colaboração    

O mecanismo base da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações. Como nos games, quem atinge determinada meta ganha reconhecimento e acesso a outras tarefas, sendo também premiado ou bonificado. A ideia da recompensa é motivar o colaborador, incentivando o cumprimento de desafios individuais e organizacionais. Também são métodos do treinamento corporativo gamificado a implantação de rankings, a prática do feedback instantâneo e de dinâmicas que promovam a criatividade e a inovação. Essas abordagens instigam a competitividade e a colaboração, aprimorando a integração de equipes e o desenvolvimento de lideranças. Além disso, atingem em cheio os profissionais da geração Y, muito habituada às tecnologias e aos jogos digitais.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve soluções que melhoram processos organizacionais com eficiência e confiabilidade. Um software como o NewPonto automatiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários e integra as informações à folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

 

Gamificação: a estratégia dos games para engajar funcionários
Gamificação: a estratégia dos games para engajar funcionários

One thought on “Gamificação: a estratégia dos games para engajar funcionários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *