Foco no cliente: se você não ouvir, outro fará isso

Norber - Foco no Cliente

Jeff Bezos, fundador da Amazon, costumava dizer que “nossos clientes são leais até o segundo em que alguém lhes oferece um melhor serviço”. Para empresas que têm a cultura centrada no cliente, essa constatação funciona como uma grande motivação, incentivando-as a fazerem sempre mais e impulsionando a inovação. 

Mais que mero jargão corporativo, foco no cliente significa entender que é ele, e não o lucro ou a concorrência, a razão primeira da existência de uma empresa. Na prática, começa por escutar as suas necessidades, entender as dores e problemas, colocar-se no seu lugar. Só com esse propósito muito firme é que seu negócio se manterá relevante e manterá uma clientela fiel. E não tenha dúvidas: se você não ouvir o usuário do seu produto ou serviço, outro o fará. 

Quando uma empresa coloca o cliente no centro da atenção, ela consegue não só suprir expectativas, mas superá-las e até mesmo antecipar demandas futuras. Isso é um diferencial significativo quando falamos de um mercado dinâmico, onde soluções inovadoras surgem a todo instante, independentemente do ramo de atuação. 

Mas engana-se quem acha que o conceito de foco no cliente está ligado apenas à área de desenvolvimento de produtos e serviços. A área comercial, claro, está na linha de frente. E ao invés de querer vender a qualquer custo, precisa estar preparada para compreender as necessidades do cliente e explicar claramente o valor daquilo que entrega. Todo cuidado é pouco para não prometer algo que não pode cumprir, já que esse erro tende a arruinar o relacionamento. 

Quando uma empresa tem o cliente no centro de sua estratégia, o conceito se alastra para todos os departamentos. Estamos falando em oferecer uma experiência surpreendente na loja física e/ou no ambiente virtual, manter um serviço de entrega eficiente e um rigoroso controle de qualidade, assim como fortalecer o relacionamento com feedback constante e pós-venda eficiente. Vale lembrar que ter na satisfação do cliente a razão da existência é um fator de motivação para todos os colaboradores, ou seja, melhora a produtividade do negócio como um todo. 

Para uma desenvolvedora de softwares de controle de jornada como a Norber, ter foco no cliente significa entender muito bem os processos do RH e entregar soluções customizadas às necessidades da empresa, facilitando as rotinas dos gestores. Na pandemia, quando as companhias migraram suas equipes para o home office, a Norber disponibilizou suas soluções de ponto online e ponto via smartphone para atender novas necessidades e ajuda-las a fazer o controle de jornada de maneira remota.

O cliente é uma prioridade no seu negócio? De que maneira as áreas da sua empresa estão concentradas em gerar valor para o cliente?  

A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

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