Escalabilidade: como aplicar o conceito e potencializar o crescimento do seu negócio

Escalabilidade: como aplicar o conceito e potencializar o crescimento do seu negócio

A palavra “escalabilidade” está no radar das empresas. Isso porque os negócios disruptivos e de maior sucesso que vimos despontar na era digital estão baseados no modelo escalável, ou seja, podem crescer exponencialmente sem que isso implique no aumento proporcional dos custos de produção. Em um mercado globalizado e competitivo, esse conceito é tão importante que quanto maior o nível de escalabilidade de uma empresa, maiores são seu potencial de crescimento e suas chances de atrair investimentos. 

Conheça as características de um negócio escalável e saiba como aplicar esse conceito na sua empresa. 

O que é um negócio escalável

Negócios escaláveis estão preparados para atender o crescimento da demanda sem perder qualidade, multiplicando o faturamento enquanto mantêm reduzidos os custos de produção. 

De modo geral, esses negócios exploram fortemente a tecnologia – e basta lembrar da Netflix, plataforma de streaming que transcende fronteiras, para entender o conceito. Negócios escaláveis também têm como características o fato de serem replicáveis em outras praças, além de padronizáveis e ensináveis, como no caso de franquias. 

Como aplicar o conceito no seu negócio 

Ainda que muitos negócios não sejam escaláveis em sua atividade principal, há inúmeros processos nos quais o conceito de escalabilidade pode muito bem ser aplicado, mesmo em segmentos tradicionais. 

E uma das maneiras mais eficientes de obter ganho de escala é através da automação de processos. Um software de gestão de frequência como o NewPonto Cloud, por exemplo, não só integra o controle de ponto à folha de pagamento como também garante escalabilidade ao utilizar a tecnologia Cloud Computing. Além de proporcionar mais eficiência às atividades gerenciais do RH, esse sistema em nuvem é flexível e pode acompanhar a rápida expansão das companhias, sem que elas precisem investir no aumento da capacidade de servidores ou da infraestrutura própria.   

A Norber desenvolve soluções escaláveis para a gestão de frequência. O NewPonto Cloud armazena dados da marcação da jornada de trabalho na nuvem, facilitando a expansão e o gerenciamento online da jornada. Para conhecer as funcionalidades desta e outras soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *