Errei, e agora? Quatro passos para superar o erro.

Errei, e agora? Quatro passos para superar o erro.

Quem nunca errou, que atire a primeira pedra. Ninguém gosta de falhar, mas o fato é que deslizes acontecem no ambiente de trabalho.

Seja por distração, procrastinação ou erro de avaliação, até o mais perfeccionista profissional está sujeito se equivocar. Quando isso acontece, é difícil não ficar aborrecido. Esse sentimento, contudo, não leva a nada.
Confira quatro estratégias para lidar com o erro e tirar aprendizados da situação.

  1. Reconheça

Não se esconda atrás de desculpas e pretextos, nem coloque a culpa no outro. Aceitação é essencial para a mudança, portanto, reconheça suas responsabilidades diante do problema. Também em nada ajuda se martirizar. Entenda que errar é humano e que admitir a própria falta é sinal de profissionalismo e um primeiro passo para se reconquistar a confiança.

  1. Peça desculpas

Há erros e erros, alguns mais leves, outros nocivos e prejudiciais. Avalie a dimensão do seu equívoco, entenda se ele afeta apenas você mesmo e sua carreira ou se coloca em risco relações com colegas, fornecedores ou clientes. Quando traz consequências a terceiros, engula o orgulho e peça desculpas. Essa atitude mostra que você não apenas admite a falha, mas que também se importa com o outro.

  1. Minimize as consequências

Algo pode não ter saído como planejado, mas normalmente há como reparar. Quanto antes você reconhecer o erro, mais rapidamente poderá encontrar um modo de solucioná-lo. Localize o problema e busque reduzir seus efeitos e consequências. Se preciso, peça orientação a colegas ou ao seu superior: às vezes um olhar distanciado ajuda a clarear as ideias.

  1. Tire lições

Reflita sobre seu desempenho, reavalie procedimentos, observe o que o levou ao equívoco. Os empresários de sucesso costumam comentar que não acertam o tempo todo, e que é preciso saber perder para então ganhar. Ao tirar lições de uma derrapada, você está no caminho do crescimento e da aprendizagem, e isso é fundamental para não voltar a cair na mesma cilada no futuro.

Especialista em gestão de controle de frequência, a Norber desenvolve softwares que automatizam rotinas do RH e ajudam a minimizar erros. O NewPonto é um sistema de controle de ponto que integra as informações de entrada e saída dos funcionários à folha de pagamento, modernizando processos administrativos. Para conhecer todas as funcionalidades dessa e outras ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Errei, e agora? Quatro passos para superar o erro
Errei, e agora? Quatro passos para superar o erro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *