Entrevista: Caroline Chorbajian fala das iniciativas do RH da Norber para engajar a equipe em home office

Entrevista: Caroline Chorbajian fala das iniciativas do RH da Norber para engajar a equipe em home office

Caroline Chorbajian está há quatro meses à frente do RH da Norber. Com o objetivo de dar um upgrade no departamento, ela fala sobre iniciativas que ajudam a manter a equipe em home office integrada e a importância da gestão de pessoas dentro de uma empresa que cuida de gestão de pessoas. 

Qual sua especialidade dentro da área de RH e quais seus objetivos na Norber? 

Sempre trabalhei com gestão de pessoas, já são vinte e poucos anos de experiência, sempre focada na área de desenvolvimento pessoal, como business partner e gerente de RH. Também tive passagem pela área de eventos. A minha chegada na Norber vem para atualizar as práticas do departamento. No momento, estou trabalhando na revisão dos processos operacionais e na melhoria da comunicação interna, para aproximar o colaborador da cultura, para que ele se sinta integrante mesmo estando em home office. Hoje, para cuidar dos clientes, grandes empresas com nível de exigência muito alto, temos 72 colaboradores em todas as áreas, um quadro enxuto e 100% remoto. 

Pessoalmente, o que significa para você trabalhar em uma empresa cuja missão é ajudar outras companhias a fazerem uma gestão de pessoas mais eficaz? 

Eu já gostava do software da Norber, é um dos mais completos do mercado em termos de versatilidade e funcionalidades. Eu já o conhecia, e ele sempre supriu as necessidades em qualquer situação. Numa das empresas em que trabalhei, e onde fiquei bastante tempo, havia muitas variáveis de ponto, como engenheiros em campo, pessoas que trabalhavam em projetos internos, fábrica, área comercial. O software conseguia atender a todos, e como estava integrado ao nosso sistema, era muito fácil trabalhar.  

A Norber é uma empresa de tecnologia de RH e tem um objetivo muito bacana. O interessante é que aqui, todo mundo entende de RH. Embora nosso produto seja focado em ponto, para fazê-lo você tem que saber folha de pagamento, entender de RH mesmo. Então é uma empresa cheia de RH, onde há uma troca muito grande. Brinco que não dá para fazer nada errado, e na verdade as pessoas conseguem me apoiar, dar dicas e me ajudar a fazer a gestão.  

O RH tem passado por uma grande evolução. Ao longo do tempo, deixou de ser meramente operacional para ser mais tecnológico e estratégico. Quais são os papeis do RH hoje? 

A grande missão do RH no momento é conseguir manter a identidade da empresa e fortalecer os seus valores, mesmo com os colaboradores trabalhando no ambiente virtual. Além disso, o RH tem como objetivo fazer com que o fator “pessoas” seja um diferencial de valor na organização, e não um custo. É olhar para o funcionário como um investimento, um diferencial que traz resultado. 

Quais iniciativas o RH da Norber tem realizado para manter a proximidade com o time em home office? 

Em abril, fizemos uma festa virtual para celebrar os 33 anos da Norber, foi muito bacana. De 72 colaboradores, tivemos 68 participantes! Enviamos para a casa de cada colaborador um kit com cerveja, refrigerante, brownie, salgadinhos e camiseta. O objetivo foi comemorar o aniversário da empresa com quem faz a empresa acontecer. Ao entregar o kit, pedimos a doação de alimentos, produtos de limpeza e material de higiene pessoal para uma ação social, e para cada contribuição recebida a Norber duplicou o que o colaborador deu. Os colaboradores indicaram instituições e projetos, e em seguida votaram nos indicados. Depois, fizemos a entrega para o “Seja solidário, sempre!”, projeto eleito e que vem mapeando e auxiliando famílias e comunidades que precisam de ajuda. Foi muito gratificante contar com a solidariedade do nosso time na ajuda ao próximo nesse momento em que tantas pessoas passam por dificuldades. 

Além disso, também fizemos uma ação de Dia das Mães. Um chaveirinho com a inicial do nome foi mandado para a casa de todas as mulheres, porque hoje temos mãe de cachorro, mãe de gato, mãe de mãe. Independentemente de ter filhos ou não, toda mulher ocupa esse papel do cuidar. São coisas simples, mas que nos aproximam das pessoas em home office. 

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A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.