Employer branding: como fortalecer a imagem positiva entre os colaboradores

Employer branding: como fortalecer a imagem positiva entre os colaboradores
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Você já parou para olhar a sua empresa pelos olhos dos funcionários? A imagem que eles têm do lugar em que trabalham é positiva? Tal como uma marca, uma organização precisa de uma boa reputação para ser desejada pelos profissionais do mercado. E é aí que entra o Employer Branding, conjunto de ações que visam fortalecer a imagem empregadora da empresa junto aos colaboradores e candidatos.

Geralmente encabeçada pelo RH, a estratégia de Employer Branding é traçada em conjunto com as áreas de Marketing, Comunicação e Assuntos Corporativos. O propósito é atrair e reter talentos a partir da construção de uma percepção positiva da empresa, assim como engajar os colaboradores e torná-los defensores do lugar onde trabalham.

Além de baixa taxa de rotatividade e, consequentemente, gastos reduzidos com processos seletivos e treinamentos, a empresa com boa reputação perante seus colaboradores é capaz de torná-los mais engajados e participativos nas atividades do dia a dia, aumentando a produtividade. Vale lembrar que a opinião de quem está dentro é de grande valor para o público externo, ou seja, também impacta fornecedores e clientes finais.

Mas, afinal, como aumentar o nível de satisfação dos funcionários e engajá-los através das técnicas de Employer Branding? Hoje, para ser atrativa, uma marca empregadora deve oferecer mais que remuneração adequada e benefícios compatíveis com o mercado. A questão financeira é importante, mas não suficiente. Cada vez mais, os profissionais buscam uma empresa que lhes ofereça oportunidade de crescimento e que esteja alinhada com seus propósitos pessoais.

Todos querem fazer parte de um time do qual se orgulham, certo? Por isso, para se diferenciar da concorrência, a marca empregadora deve ter clara a sua missão e, sobretudo, destacar seus valores imateriais, como ações socioambientais e de inclusão, comprometimento com a ética e a transparência, além de incentivo à criatividade e à inovação. Principalmente para a geração Millennial, jornadas de trabalho com flexibilidade de horário também costumam ser um diferencial atrativo.

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