Diversidade e inclusão: como implementar ações na sua empresa

Diversidade e inclusão: como implementar ações na sua empresa

Você já foi alvo de um comentário racista? Ou se sentiu preterido por simplesmente ser quem é? Pois saiba que atitudes discriminatórias e preconceitos disfarçados de “piada” não são aceitáveis na sociedade e tampouco no ambiente de trabalho. 

Graças à luta de grupos historicamente minorizados, o mundo mudou e as empresas estão acompanhando essa evolução. Tanto é que inclusão e diversidade se tornaram temas prioritários nas grandes empresas, onde cresce a compreensão de que um espaço plural e inclusivo é chave para o bem-estar, a produtividade e a inovação. 

Apesar dos avanços, nem sempre é simples colocar essa agenda em prática. Conheça ações para construir um ambiente de trabalho igualitário e saudável para todos.

Estabeleça objetivos

Além da contratação de pessoas com deficiência (PCD), companhias comprometidas com a diversidade buscam equilibrar o quadro de colaboradores com profissionais de diferentes idades, gêneros, orientações sexuais e perfis étnico-raciais. Como ponto de partida, identifique gargalos e tenha em mãos um panorama da situação quanto à presença de profissionais de grupos minorizados nos vários níveis hierárquicos. Com este diagnóstico, estabeleça metas, estruture processos e planeje iniciativas que ajudem a mitigar desigualdades sistêmicas. 

Amplie o debate

Que tal aproveitar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e o Dia da Consciência Negra para ampliar o debate sobre representatividade no ambiente organizacional? Muito mais que um projeto do RH, a promoção da diversidade e a defesa de direitos é tarefa de todos. Incentive o debate em todos os departamentos, promova palestras, capacitações e treinamentos. Grupos de afinidade e comitês de diversidade trazem à luz perspectivas importantes para a geração de medidas efetivas. Também vale discutir o tema sob a ótica da interseccionalidade, já que marcadores sociais se sobrepõem.   

Envolva as lideranças

Exemplos para os demais, as lideranças devem estar cientes de seu papel na construção de relações de qualidade, baseadas em respeito e valorização das pessoas. Além de aptos a contratar, integrar e reter talentos, os gestores precisam garantir que todos os membros da equipe sejam tratados com equidade, independentemente de suas particularidades. O líder inclusivo é aquele que promove engajamento, senso de pertencimento e desenvolvimento dentro de um ambiente com oportunidades iguais. 

Ações afirmativas

Além de ampliar a conscientização sobre o tema, é necessário incluir. E a inclusão acontece, de fato, quando as portas da empresa são abertas para a diversidade. Visando ampliar as chances de contratação de profissionais de grupos historicamente excluídos, algumas companhias flexibilizam critérios e retiram dados pessoais dos currículos, eliminando vieses inconscientes. Outras, como o Magazine Luiza, abrem vagas afirmativas e fazem processos seletivos exclusivos, isto é, focados em perfis sub-representados.

Combata preconceitos

Nada melhor que um manual de boas práticas para comunicar políticas internas e educar os colaboradores. O objetivo de se ter um conjunto de regras é inibir o desrespeito, deixando claro que preconceitos não são tolerados. Outra iniciativa é manter aberto um canal de comunicação para que as pessoas, sejam elas vítimas ou testemunhas, se sintam seguras e acolhidas ao denunciar eventuais comportamentos abusivos.

A criação de um ambiente plural e inclusivo demanda esforço consciente e dedicação por parte de todas as esferas de uma corporação. Os benefícios desse esforço são múltiplos: mais participação e colaboração, melhores níveis de satisfação, redução do turn over e melhora da imagem junto à sociedade.   

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