Deep work: como reduzir distrações e melhorar a concentração

Deep work como reduzir distrações e melhorar a concentração

Você acha difícil se concentrar em um conteúdo mais denso? Não consegue entregar aquele relatório porque tem mensagens entrando no celular a todo momento? Pois saiba que você não é o único. Em um mundo hiperconectado como o nosso, o excesso de estímulos vem prejudicando nossa capacidade de concentração e, consequentemente, reduzindo nosso desempenho no trabalho. O resultado é que chegamos ao fim do dia com a sensação de que não realizamos tudo o que poderíamos. Pior: finalizamos o dia cansados e estressados.

Cal Newport, em seu livro “Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído”, defende a redução de distrações como forma de promover o “deep work”, isto é, o trabalho que exige mais esforço cognitivo e um maior nível de atenção. Segundo ele, esse tipo de trabalho aumenta a produtividade, a inovação e até mesmo o bem-estar no trabalho. Além disso, é uma habilidade – e, portanto, pode ser praticada e aprimorada. Saiba como:

Controle o seu tempo

Tarefas superficiais, como responder e-mails ou agendar uma reunião, frequentemente interrompem o que estamos fazendo e podem rapidamente dominar boa parte da nossa agenda. Por isso é tão importante planejar o dia e estabelecer blocos de tempo para executar cada atividade, sobretudo as que exigem mais atenção. Crie listas de tarefas e defina prazos, evitando atrasos e procrastinação. Além de organizar um cronograma, estabeleça períodos do dia para responder mensagens. Como nem todo assunto é urgente, definir prioridades é o primeiro passo para gerenciar o tempo e colocar foco nas atividades que demandam profunda concentração.

Elimine distrações

Quantas vezes você checou seu smartphone hoje? Fonte de informação e importante ferramenta de comunicação, o aparelho é também o principal culpado por nossa falta de atenção. Pesquisas revelam que as pessoas consultam seus celulares mais de 220 vezes por dia e que os brasileiros passam em torno de 4,2 horas diárias de olho na tela. De fato, redes sociais, jogos e aplicativos são desenhados para nos manter mais e mais tempo conectados. É por isso que, mesmo de maneira inconsciente, queremos checar o celular constantemente, com medo de perder alguma coisa. Para evitar esse comportamento compulsivo, é preciso combater distrações. Na hora do trabalho, bloqueie alertas, silencie notificações e, se necessário, coloque o aparelho longe do seu alcance. O importante é manter o controle da tecnologia – e não se tornar refém dela. No home office, redobre os cuidados. A TV ligada pode facilmente desviar a atenção.

Valorize o ócio criativo

Pode até parecer contraditório, mas o tempo ocioso é fundamental para o aumento da produtividade. A mente precisa de descanso para gerar ideias novas e conseguir focar no que realmente importa. Não por acaso, métodos como o “pomodoro” recomendam pausas de cinco minutos ao fim de uma tarefa que exige concentração. Nesse tempo de descanso, evite distrair-se no celular: estímulos em excesso tendem a nos deixar mais ansiosos e angustiados. Praticar exercícios físicos regularmente e realizar atividades prazerosas beneficiam a saúde e potencializam a criatividade.

Reduza o trabalho superficial

Você já deve ter percebido que estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. Por isso, o ideal é equilibrar – e até reduzir – a carga de trabalho superficial. De acordo com Cal Newport, na medida em que concluímos trabalhos de mais valor agregado, mais realizados nos sentimos e menos tempo queremos dedicar às atividades simples e repetitivas.

Nesse sentido, softwares que automatizam tarefas burocráticas são oportunos para as organizações. Além de deixarem o colaborador disponível para o trabalho focado e estratégico, estas tecnologias garantem previsibilidade aos processos e tornam o fluxo de trabalho mais ágil e eficaz.

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, tanto presenciais quanto remotos. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Equipe Comercial.