Criatividade: 3 dicas para trazer à tona novas ideias no trabalho

No mundo empresarial, criatividade é pré-requisito para a inovação. Empresas que se destacam no mercado com produtos ou serviços disruptivos são aquelas que incentivam seus colaboradores a pensarem fora da caixa. Em seus respectivos segmentos, Apple, Pixar e Airbnb se tornaram o que são graças à genialidade de seus líderes e também pelo trabalho criativo de equipes formadas por profissionais capazes de ousar. Veja dicas para trazer à tona novas ideias no trabalho.

Seja curioso

A curiosidade é um estímulo para a imaginação. Para ter novas ideias, abra sua mente e olhe o mundo a partir de outras perspectivas. Faça trajetos diferentes do trabalho para casa, viaje, leia, conheça pessoas. Ao adotar uma postura curiosa e aberta a realidades diferentes da sua, você amplia o seu repertório criativo e propicia que novas maneiras de pensar e agir se manifestem. Antes de produzir “Procurando Nemo”, os animadores da Pixar, por exemplo, foram mergulhar no Havaí. O resultado? Diversas indicações ao Oscar e a conquista da estatueta de melhor filme de animação.

Corra riscos

Uma dose de planejamento é importante nos negócios, mas ousar correr riscos é a única forma de inovar. Adote a coragem como filosofia e desfrute daquele friozinho na barriga ao fazer algo que nunca foi feito. Não tema se expor nem se autocensure. Quem fica na zona de conforto ao desenvolver um novo projeto acaba apenas repetindo modelos antigos. Foi apostando na inovação que Steve Jobs inventou equipamentos pioneiros, que revolucionaram o mercado e criaram novas categorias de produtos.

Crie coletivamente

A criatividade não anda sozinha. Para desenvolver um projeto criativo e inovador, envolva profissionais com diferentes visões de mundo. Novas oportunidades e soluções surgem da troca de ideias e de experiências. Compartilhe sua ideia, trabalhe em equipe e crie de maneira coletiva. Foi conectando pessoas, no caso clientes a prestadores de serviços, que o Airbnb e outras empresas da Economia Criativa se estabeleceram no mercado.

Especialista em gestão de frequência, a Norber desenvolve soluções que visam a melhoria de processos voltados à gestão de pessoas. O NewPonto é um software que integra o controle de ponto à folha de pagamento, otimizando tarefas administrativas. Para conhecer as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Criatividade: 3 dicas para trazer à tona novas ideias no trabalho
Criatividade: 3 dicas para trazer à tona novas ideias no trabalho