Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Recém-contratado, o jovem colaborador domina a tecnologia como ninguém e tem planos de crescer instantaneamente na empresa. O profissional mais experiente, por sua vez, soma anos de casa, respeita os níveis hierárquicos e valoriza a estabilidade na carreira. Com formações, comportamentos e expectativas distintas, esses perfis que atualmente integram o ambiente de trabalho pertencem a gerações diferentes e, da convivência que poderia ser uma experiência enriquecedora, às vezes surgem interações conflituosas.

Conhecidos por Babyboomers, os nascidos após a II Guerra Mundial valorizam o trabalho árduo e individual, buscam segurança no emprego e podem ser resistentes a mudanças. A Geração X, nascida entre 1965 e 1979, é comprometida com a empresa, mas busca o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Já os nascidos entre 1980 e 2000 fazem parte da Geração Y ou Millennium, que é multitarefa e superconectada, almeja reconhecimento e não quer saber de rotina.

No ambiente de trabalho, gerações com valores diferentes podem acabar se estranhando, o que afeta negativamente o clima organizacional e impacta a produtividade. Como líder, você deve reduzir o conflito de gerações e estimular a colaboração para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Saiba como lidar com os diferentes perfis e obter ganhos de desempenho.

Seja mediador das relações

Use a comunicação para promover a inclusão e intermediar as relações. Para tornar a convivência mais harmoniosa, incentive o diálogo e mostre os benefícios da diversidade e da troca de experiências. Lembre-se de que a comunicação tem abordagens específicas: se os jovens lidam bem com e-mails e mensagens instantâneas, os mais velhos preferem conversas e reuniões presenciais.

Estimule o aprendizado mútuo

Formar equipes com profissionais de gerações distintas é um modo de estimular o aprendizado mútuo. Enquanto os jovens aprendem sobre resiliência, concentração e dedicação com os mais velhos, também os ensinam a lidar com a tecnologia, a serem mais flexíveis, proativos e colaborativos. Essa interação promove o desenvolvimento de novas habilidades, incentiva a criatividade e fortalece vínculos.

Motive adequadamente

Se cargos e promoções são incentivos para os profissionais mais experientes, os jovens da geração Millennium são movidos por feedbacks positivos e por novos desafios. Trace estratégias para motivar os profissionais e fazê-los dar o melhor de si, tomando cuidado para não causar ciúmes ou cometer injustiças. Colaboradores de faixas etárias variadas têm propósitos diferentes, saiba engajá-los.

Especialista em controle de frequência, a Norber desenvolve soluções que otimizam processos voltados à gestão de pessoas. O NewMobile é um software que possibilita a marcação de ponto à distância, via smartphone, em sintonia com as demandas das novas gerações. Para conhecer as funcionalidades desta e outras ferramentas, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho
Conflito de gerações: como gerenciar diferentes perfis no trabalho

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Postado em RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *