A importância de tirar férias do trabalho

A importância de tirar férias do trabalho

Dezembro já chegou e muitos colaboradores aproveitam este mês de festas e de recesso escolar para programar as férias. É época de viajar, visitar a família e descansar. Além de uma obrigação empregatícia, as férias são essenciais para o bem-estar do trabalhador, em qualquer cargo ou ramo de atividade.

Depois de um longo período de trabalho, é natural que as tarefas rotineiras comecem a ficar pesadas e difíceis. Quando o cansaço passa a afetar o desempenho, o descanso é necessário para diminuir a ansiedade, reduzir a pressão arterial e aliviar o estresse causado pela fadiga física e mental. A pausa das férias é fundamental: recarrega as energias e dá ânimo e disposição para o retorno ao trabalho.

Aproveitar o tempo livre para conhecer lugares diferentes, dedicar-se a um hobby ou realizar atividades desafiadoras estimulam a criatividade e encorajam a sair da zona de conforto. Para gestores com dificuldade em se desligar ou workaholics assumidos, as dicas são confiar no colega realocado para a substituição temporária e evitar checar o e-mail corporativo.

Um ano após o vínculo empregatício, o profissional contratado em regime CLT tem direito a 30 dias de férias remuneradas. Pode-se fracionar as férias em dois períodos e também vender até 10 dias. Ao salário há um adicional de 1/3, mas é importante fazer um controle financeiro, já que o valor referente às férias é pago adiantado e o próximo salário virá só com o fechamento da folha de pagamento do mês seguinte.

Especialista em gestão de controle de frequência, a Norber desenvolve softwares que modernizam rotinas do departamento de RH. O NewPonto é um sistema de controle de ponto que integra as informações de entrada e saída dos funcionários à folha de pagamento, automatizando processos administrativos. Para conhecer todas as funcionalidades desta ferramenta, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

barra_norber_cinza
A importância de tirar férias do trabalho

One thought on “A importância de tirar férias do trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.