Como reduzir o risco de fraudes e irregularidades na empresa

Como reduzir o risco de fraudes na empresa

É inegável que a transformação digital proporcionou às empresas mais eficiência nas operações e gerou rapidez na tomada de decisões. O grande volume de dados também tem permitido atuações mais assertivas junto a clientes e funcionários, mas vem acompanhado de preocupação na medida em que expõe a companhia a riscos de fraudes, irregularidades, roubo de ativos e ataques cibernéticos. Para garantir a segurança e evitar eventuais prejuízos, é indispensável adotar medidas de controle. Conheça algumas:

Fortaleça a cultura corporativa

Lamentavelmente, é frequente que fraudes sejam cometidas por gente da casa. Segundo o “Mapa da Fraude Corporativa” da Kroll, 38% dos ciberataques no Brasil são cometidos por ex-funcionários, 19% por agentes ou intermediários e 8% por funcionários. Para combater riscos internos, a empresa deve não apenas ter a ética entre seus valores institucionais como também comunicá-la a todos os seus stakeholders. Invista no fortalecimento da cultura corporativa e deixe claro que condutas antiéticas não são toleradas.

Crie mecanismos de controle

Para não dar brecha à fraude, é importante detectar pontos vulneráveis e aprimorar mecanismos de controle nas diversas operações da empresa. Implementar alçadas de aprovação e solicitar revisões de contratos ajudam a reduzir a vulnerabilidade dos processos internos. Outro mecanismo é a automatização, que reduz a interferência humana e, portanto, está menos sujeito a falhas. Auditorias internas e externas, assim como a criação de um setor de Compliance, também contribuem para a prevenção de atos ilícitos.

Invista em sistemas antifraudes

Os sistemas utilizados pelas empresas devem prezar pela segurança de dados e informações. Um sistema de gestão de controle de ponto, por exemplo, tem que ter conexão criptografada para garantir a segurança do acesso via web, além de um banco de dados blindado e atrelado ao servidor. Esse recurso impede a manipulação das marcações eletrônicas originais, seja pelo usuário ou pelo gestor, e proporciona maior transparência na relação entre empregador e funcionário.

A Norber é especialista em gestão de frequência. O NewPonto, software de maior integração com fornecedores de REP do mercado, possui características de segurança e cumpre a legislação e normas das Portarias do Ministério do Trabalho. Laudo de perito judicial de informática atesta que o NewPonto, bem como o aplicativo para dispositivos móveis, foi fortemente pensado para inibir qualquer tipo de fraude nas marcações de horários e datas. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, do NewMobile e outras soluções de gestão de frequência, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

One thought on “Como reduzir o risco de fraudes e irregularidades na empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *