Como o home office pode promover a inclusão da diversidade nas empresas

Como o home office pode promover a inclusão da diversidade nas empresas

Promover a inclusão da diversidade é uma questão de compromisso social e também um modo de alavancar a inovação nas empresas. Diversas pesquisas já demonstraram que companhias que ampliam suas visões de mundo com uma força de trabalho heterogênea são mais colaborativas, produtivas e criativas. 

A diversidade é um tema cada vez mais presente no mundo corporativo, e com o home office sendo praticado em larga escala foi aberta uma janela de oportunidade para aumentar a inclusão nas empresas. 

As mulheres, por exemplo, podem ser beneficiadas. Embora a dupla jornada seja um desafio, o home office pode ajudar a reinserir no mercado de trabalho profissionais que abandonaram suas carreiras para cuidar dos filhos. Com um controle de ponto flexível somado à divisão igualitária dos afazeres domésticos, elas podem retomar as atividades profissionais e buscar posições de liderança equilibrando vida pessoal e trabalho.   

Pessoas portadoras de deficiências, por sua vez, costumam encontrar no deslocamento até o escritório uma série de barreiras, como a falta de acessibilidade no transporte público. Com a possibilidade de trabalhar de casa, esse tipo de dificuldade deixa de ser um impedimento e o potencial destes profissionais pode ser potencializado. 

A jornada remota também pode favorecer a inclusão de profissionais que vivem em lugares distantes dos grandes centros. Sem limitações geográficas, as empresas podem recrutar talentos em qualquer cidade ou país, assim como em comunidades periféricas – que, aliás, estão sendo mais afetadas pela pandemia do coronavírus e pela falta de emprego e renda. 

A inclusão de grupos historicamente marginalizados deve ser uma busca permanente nas companhias comprometidas em impactar positivamente a sociedade. O modelo de trabalho remoto pode ser usado em benefício da diversificação da força de trabalho, mas além dele são necessárias políticas de contratação estruturadas e ações afirmativas que garantam igualdade de oportunidades a todos os gêneros, raças, idades e classes sociais.

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo dos que trabalham em home office. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.