Como conciliar bem-estar e produtividade no trabalho

bem-estar e produtividade no trabalho

Quem nunca se sentiu sobrecarregado pelo trabalho em algum momento da vida? Cobranças excessivas, prazos curtos e aumento de demandas exercem uma pressão que, se não for administrada com planejamento e uma boa dose de resiliência, pode causar ansiedade, sensação de esgotamento e perda de motivação.

Saiba como uma boa gestão do tempo e a inclusão de pequenas pausas na rotina ajudam a promover o bem-estar, melhorar a produtividade e estimular a criatividade e a concentração. 

Planeje suas atividades

Manter o foco pode ser um desafio em uma sociedade hiperconectada como a nossa. Por isso, na hora de planejar a agenda do dia ou semana, estipule ciclos curtos e realistas para a execução de cada tarefa, dedicando para cada atividade sua máxima concentração. Determine também momentos para checar e-mails, interagir com a equipe e responder demandas urgentes, lembrando de bloquear notificações de apps e redes sociais para evitar interrupções enquanto estiver focado nas tarefas que exigem plena atenção.   

Fracione tarefas complexas

Você está à frente de um projeto longo e complexo que parece não ter fim? Não se desespere! Ao invés de ficar ansioso pela conclusão que está distante, faça um cronograma no qual as questões maiores surgem fracionadas em etapas menores. Essa divisão permite ver o processo em andamento e, ainda, proporciona aquela sensação boa de dever cumprido, essencial para seguir motivado rumo à próxima etapa. 

Faça pausas ao longo do dia

Ao fim de cada tarefa cumprida, permita-se uma pausa de cinco minutos. Parece pouco, mas esse tempo ajuda a arejar a mente para o ciclo seguinte. Algumas metodologias de gestão do tempo preveem essas breves pausas, já que elas reduzem o nível de estresse, facilitam a retomada da concentração e estimulam a criatividade. Aproveite esses momentos de descompressão para fazer um alongamento, respirar profundamente e se hidratar. O autocuidado é fundamental para uma rotina de trabalho saudável.  

Valorize seu bem-estar

É preciso estar física e emocionalmente bem para ser produtivo. Para isso, procure equilibrar vida pessoal e profissional e desligue-se do trabalho após o expediente. Fazer uso de um software de controle de ponto para autogerir os horários de entrada e saída, assim como o banco de horas, é um jeito prático de não exceder os limites – sobretudo em home office, onde tendemos a ficar além do horário. Valorize os seus momentos de lazer, pratique atividade física e não descuide da alimentação. 

A Norber desenvolve sistemas de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.