Como atingir o estado de “flow” – ou fluxo – no trabalho

Como atingir o estado de “flow” – ou fluxo – no trabalho

Você trabalha durante horas, mas parece que se passaram apenas alguns minutos. Embora a tarefa exigisse esforço, você a tirou de letra. Para completar, foi algo prazeroso. Essa experiência de imersão intensa, muito associada às performances de artistas e de atletas, chama-se estado de “flow”, ou fluxo, e foi identificada por um psicólogo croata na década de 1960. 

Desde então, o estado mental altamente focado e de plena felicidade vem sendo estudado e perseguido por profissionais de todas as áreas, inclusive no mundo corporativo. Acredita-se que, mais que um dom, está associado à harmonização do nível do desafio com as habilidades do indivíduo. Na percepção dos especialistas, não é algo dado e tampouco fácil de ser atingido – mas que pode ser desenvolvido ou induzido. Confira nossas dicas para alcançar o estado de flow e melhorar sua produtividade:  

Foque no que está fazendo

Em um mercado ágil e competitivo, muitas vezes é exigida dos profissionais a postura multitarefas. Porém, embora seja tentador querer resolver tudo ao mesmo tempo, o ideal é dedicar-se a uma coisa de cada vez. Faça uma lista de prioridades e foque sua atenção no que está fazendo. Ao invés de deixar que os e-mails interrompam o fluxo, determine momentos do dia para checar a caixa de entrada. Também vale silenciar o whatsapp enquanto estiver focado em uma atividade criativa ou reflexiva. 

Encontre o ambiente correto

O home office pode ser um sonho ou um pesadelo para o estado de flow, dependendo de como você se organiza. A produtividade está associada a um ambiente silencioso e, sobretudo, livre de distrações. Se durante a pandemia você tem companheiro(a) e filhos em casa, é fundamental encontrar um espaço adequado – ou, no mínimo, instituir algumas regras básicas, para evitar interrupções.   

Cuide da saúde física e emocional

Corpo e mente devem estar em pleno equilíbrio para se atingir o estado de flow. Afinal, um profissional com sono ou à beira da exaustão não será produtivo. Para ter disposição, motivação e conseguir fazer o seu melhor no trabalho, cuide-se. As dicas são as de sempre: alimente-se bem, pratique exercícios físicos e cuide da qualidade do sono. Em tempos de isolamento social, vale também dedicar atenção à saúde mental.  

Faça uma boa gestão do tempo

Quem fica remoendo o passado ou preocupa-se com o futuro não vive o presente – e, portanto, nunca está inteiro no que está fazendo. Para virar essa chave e se livrar da ansiedade, nada melhor que se planejar. Mapeie demandas, adquira as habilidades necessárias para o cumprimento das tarefas e faça uma boa gestão do tempo. Com uma agenda bem planejada, é muito mais fácil estar de corpo e alma no momento presente. Softwares de controle de jornada ajudam a manter a disciplina e o compromisso com os horários de trabalho. O NewPonto Cloud da Norber não só viabiliza a marcação do ponto em home office, como possibilita o controle de horas extras e banco de horas, entre outras funcionalidades.  

A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer essas soluções e outras soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.