Como a tecnologia mobile otimiza processos do RH

Como a tecnologia mobile otimiza processos do RH

O smartphone revolucionou nossas vidas. Mais que uma ferramenta de comunicação, ele nos permite acessar conteúdos, fazer compras online e tornou-se indispensável no dia a dia. As empresas, por sua vez, também perceberam as vantagens da tecnologia mobile e a incorporaram à rotina corporativa. E o RH, que sempre impulsionou a transformação digital nas companhias, é um dos departamentos que mais se beneficiam das soluções criadas para dispositivos móveis. Entenda quais processos podem ser otimizados pelo mobile e os ganhos para a gestão de pessoas, sobretudo em tempos de trabalho remoto.

Recrutamento e seleção 

Graças à evolução da tecnologia, todas as etapas do processo de recrutamento e seleção já podem ser feitas online e por dispositivos móveis, de modo mais prático, rápido e sem papel. Além de divulgar vagas e receber currículos digitalmente, é cada vez mais comum que as entrevistas com candidatos sejam feitas por plataformas de videoconferência. Outra vantagem é a aplicação de questionários online para análise comportamental, possibilitando a contratação de profissionais com perfis mais aderentes à cultura da empresa.

Treinamento e desenvolvimento 

A tecnologia mobile também é aliada do RH na hora de fazer a integração dos recém-contratados no novo emprego. Por meio de ferramentas digitais, é possível não só dar as boas-vindas com dinâmicas de integração, mas também promover palestras, webinars e treinamentos voltados para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades interpessoais dos colaboradores. 

Gestão da jornada

Você sabia que o controle de ponto já pode ser feito via smartphone? Com o NewMobile, solução desenvolvida pela Norber, o colaborador externo, em deslocamento ou trabalhando em home office pode marcar ponto e controlar seu banco de horas em poucos cliques, com total comodidade. Além de funcionar off-line, o aplicativo utiliza a geolocalização para delimitar a marcação a locais previamente definidos e conta com tecnologia de reconhecimento facial, para confirmação da identidade. Fácil de usar, a aplicação aprimora a experiência do colaborador e, ao mesmo tempo, agiliza o trabalho dos gestores, que podem monitorar ocorrências da equipe e fazer aprovações individuais e coletivas à distância e em tempo real.

Quais aplicações mobile o RH da sua empresa implementou para se tornar mais estratégico, eficiente e focado em resultados?  

A Norber desenvolve softwares que facilitam o controle de frequência dos colaboradores, incluindo equipes externas e profissionais em trabalho remoto. O NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Já o NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.