Cloud computing: benefícios dos sistemas em nuvem para superar gargalos do home office

Cloud computing: benefícios dos sistemas em nuvem para superar gargalos do home office

A crise do coronavírus está produzindo transformações no mercado de trabalho. O home office é uma dessas mudanças – e tudo indica que essa alternativa ao modelo tradicional está não só ajudando a viabilizar a atuação neste momento emergencial como deverá perdurar e crescer, após passada a pandemia. 

Entre as empresas que adotaram o modelo remoto às pressas, o desafio é preparar a infraestrutura de TI de maneira a aprimorar a performance das equipes e garantir a segurança da informação. Nesse sentido, a tecnologia Cloud Computing é uma importante aliada. Conheça benefícios dos sistemas em nuvem para superar os gargalos do home office: 

Colaboração

A palavra-chave do home office é colaboração. Para que as equipes sigam trabalhando colaborativamente, do jeito que fazem presencialmente no escritório, é imprescindível contar com um sistema Cloud que garanta o acesso remoto a informações, documentos e softwares necessários para a execução das tarefas. Com os dados armazenados na nuvem, basta um notebook ou dispositivo conectado à internet para acessá-los remotamente e de qualquer lugar. Essa praticidade agiliza processos, evita retrabalho e permite atualizações em tempo real, alavancando a rapidez na tomada de decisão. 

Segurança da informação

Em um ambiente de trabalho cada vez mais digital, é fundamental que as organizações redobrem medidas preventivas contra ciberataques e vazamento de dados confidenciais e estratégicos. Os sistemas em Cloud desenvolvidos para empresas têm a vantagem de reforçar a segurança da informação com senhas, backup remoto, criptografia e identificação do usuário, reduzindo vulnerabilidades e permitindo acesso apenas a colaboradores identificados. 

Custo-benefício

Cloud computing é um investimento que ajuda as empresas a reduzirem custos em médio e longo prazos. Além de suprimir gastos com equipamentos e manutenção interna, a tecnologia baseada na nuvem é escalonável, ou seja, a capacidade de armazenamento pode ser aumentada de acordo com a demanda de crescimento do negócio.

Se a sua empresa não dispõe de sistemas em Cloud, é hora de avaliar os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, principalmente em tempos de home office em larga escala. 

A Norber desenvolve softwares de controle de frequência que facilitam a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores, incluindo os que trabalham remotamente. O NewPonto Cloud armazena dados do controle de frequência na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.