Checklist: como gerenciar o trabalho com essa ferramenta de gestão simples e eficaz

Checklist: como gerenciar o trabalho com essa ferramenta de gestão simples e eficaz

Elas são úteis, práticas e fáceis de usar. No dia a dia, ajudam a planejar rotinas, gerir etapas de projetos, organizar prioridades, manter o controle de qualidade ou segurança e acompanhar afazeres que não podem ser esquecidos. Não por acaso, as checklists – ou listas de verificação – são uma ferramenta de trabalho que se adequam a todos os cargos e profissões.  

Um dos motivos que fazem as checklists serem amplamente utilizadas é o fato de serem visualmente simples. Em geral, organizadas em itens ou tópicos, basta bater o olho para saber o que falta fazer, comprar, cobrar ou produzir. Ao concluir determinada tarefa, o item correspondente recebe o sinal de checagem e a tarefa seguinte pode ser iniciada. Essa visualização rápida das demandas proporciona ao usuário da checklist um conforto mental – ou seja, você deixa de se preocupar em lembrar de tudo e pode focar no que realmente importa. Dessa forma, consegue fazer uma gestão do tempo mais eficaz e maximizar a execução das tarefas. 

O modo de fazer uma checklist varia de pessoa para pessoa, do segmento de atuação e do objetivo. Pode ser pessoal ou compartilhada com os membros de uma equipe. Em muitas ocasiões, basta papel e caneta para organizá-la. Em outras, a checklist se incorpora a dispositivos eletrônicos ou a softwares de gestão, simplificando o fluxo de trabalho. 

Esse é o caso, por exemplo, do NewPonto Cloud, sistema de gestão de frequência da Norber. Por meio de alertas automáticos do sistema, os gestores são avisados de que há uma nova ocorrência de ponto a ser tratada, como uma justificativa de falta ou uma inclusão de marcação que deixou de ser feita pelo colaborador. Além disso, relatórios diários são enviados aos gestores, com a checklist completa do que precisam cuidar do dia anterior. Esses recursos ajudam a não acumular funções no final do mês e tornam a gestão da frequência mais ágil, econômica e produtiva. Afinal, é quase impossível lembrar das faltas ou atrasos de cada um dos funcionários passado algum tempo, e muitos abonos acabam ocorrendo porque o controle não foi feito no momento correto. 

Como você organiza suas demandas no trabalho? Utiliza alguma ferramenta, sistema ou checklist automático para ganhar tempo e gerenciar a execução das tarefas? 

A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.