Carreira em Y: tornar-se gestor ou evoluir como especialista

Assumir o posto de chefe e liderar equipes inteiras é o sonho de qualquer um, certo? Nem sempre. No mercado de trabalho, há quem não se interesse por cargos de gestão e prefira aprofundar seu conhecimento em determinada área, evoluindo como especialista. Por isso, no plano de carreira de muitas empresas existe o modelo em Y, que propõe uma bifurcação na trajetória profissional como modo de valorizar a área técnica oferecendo cargos, remunerações e benefícios. Veja em qual perfil você se enquadra e conheça as vantagens da carreira em Y.

Gestor x Especialista

Se você gosta de engajar as pessoas e de trazer resultados a partir do trabalho de uma equipe, você tem perfil de gestor e está pronto para assumir um cargo de liderança. Por outro lado, se seu negócio é saber o máximo de determinado assunto e atuar no desenvolvimento de novos produtos ou projetos, então seu perfil é de especialista. Nesse caso, vale a pena investir em cursos de especialização e dedicar suas competências e talentos ao aprofundamento técnico. Afinal, mais vale um expert eficiente e feliz do que um gestor insatisfeito e pouco competente.

Vantagens da carreira em Y

Diferentemente do modelo linear, em que o progresso profissional significa tornar-se supervisor, gerente ou diretor, a carreira em Y garante reconhecimento e crescimento ao colaborador sênior que opta por aplicar sua expertise em uma área específica. Além de garantir motivação pessoal ao colaborador, este modelo de gestão de carreira auxilia na retenção de talentos e é verdadeira fonte de inovação para a empresa, que se mantém competitiva e com um quadro de técnicos super especializados.

A Norber, especialista em controle de ponto, desenvolve softwares que visam a melhoria de processos relacionados à gestão de pessoas. Uma ferramenta como o NewPonto, por exemplo, otimiza a capacidade gerencial do RH na medida em que automatiza o controle de ponto e os processos operacionais da folha de pagamento. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Carreira em Y - gestor ou especialista?
Carreira em Y – gestor ou especialista?

One thought on “Carreira em Y: tornar-se gestor ou evoluir como especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *