Características de um sistema de controle de ponto antifraudes

Softwares de tratamento de ponto (SREP) estão sujeitos a regulamentações do Ministério do Trabalho e seu descumprimento pode acarretar às empresas penalizações fiscais e trabalhistas. Visando assegurar o cumprimento das obrigações legais, assim como propiciar mais transparência na relação entre empregador e funcionário, sistemas que registram os horários de entrada e saída dos colaboradores devem garantir a segurança das informações e impedir eventuais adulterações na marcação eletrônica. Conheça as características de um sistema de controle de ponto antifraudes.

Conexão criptografada

A segurança da informação do controle de ponto começa com portais e conexões criptografados. O protocolo de segurança SSL deixa a URL HTTPS em perfeita segurança para o acesso ao sistema via web, em qualquer navegador da Internet. É fazendo login neste ambiente seguro que o funcionário acompanha suas marcações, podendo administrar ocorrências, como justificativas de falta ou atraso.

Blindagem do banco de dados

A blindagem do banco de dados impede alterações na data e no horário das marcações eletrônicas, seja pelo usuário ou pelo gestor. Assim, uma vez que o colaborador faz o registro do ponto, o sistema permite que apenas se adicione justificativas, mas jamais se altere a marcação original. Além disso, a segurança do sistema está associada a uma marcação atrelada ao servidor, o que impossibilita tentativas de fraude resultantes da manipulação de data e horário no sistema operacional do computador ou de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Assinatura digital

A assinatura digital do cartão de ponto garante a integridade dos registros realizados pelo funcionário. Caso haja alteração em qualquer dado do documento após o mesmo ter sido assinado digitalmente pelo funcionário, o sistema automaticamente retira a assinatura digital, deixando o cartão de ponto como pendente de assinatura, obrigando a realização de nova assinatura digital. Dessa forma, fica preservado o compromisso do funcionário com os dados apresentados.

Comprovante de marcação

Os sistemas eletrônicos devem registrar fielmente os horários e ainda emitir um comprovante impresso da marcação efetuada, como prevê a legislação do controle de ponto. A emissão do comprovante permite ao colaborador fiscalizar o próprio ponto, ampliando a transparência no ambiente de trabalho.

Soluções de gestão de ponto

A Norber é especialista em gestão de frequência. O NewPonto, software de maior integração com fornecedores de REP do mercado, possui as características de segurança citadas e cumpre a legislação e as normas das Portarias do Ministério do Trabalho. Laudo de perito judicial de informática atesta que o NewPonto, bem como o aplicativo para dispositivos móveis, foi fortemente pensado para inibir qualquer tipo de fraude nas marcações de horários e datas. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto, do NewMobile e outras ferramentas de gestão de frequência, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Características de um sistema de controle de ponto antifraudes
Características de um sistema de controle de ponto antifraudes