Big Data e os benefícios para o seu negócio

Big Data e os benefícios para os negócios.

Como a análise de dados beneficia a gestão de pessoas

Dados são matéria-prima para qualquer análise. Atualmente, com a tecnologia gerando um imenso volume de dados, as empresas têm em mãos uma fonte quase inesgotável de informação que, mensurada e transformada em conhecimento, conduz a decisões mais acertadas.

Do perfil do consumidor a estratégias para aumentar a competitividade, o Big Data tem ampla utilização e assertividade em áreas como Vendas, Logística e Marketing. Aplicado ao RH, é conhecido como “People Analytics” e tem como função auxiliar o aproveitamento e desenvolvimento do capital humano, contribuindo para o crescimento do negócio.

Dados e pessoas

Diversas fontes digitais, como histórico de navegação, uso de redes sociais e registros de e-mails, geram dados sobre padrões de comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Tais dados, somados a pesquisas qualitativas, podem revelar, por exemplo, quais fatores tornam os funcionários mais motivados e produtivos.

Em outras palavras: o Big Data utiliza dados concretos e elimina “achismos” na gestão de pessoas, seja na hora de traçar estratégias em longo prazo ou no momento de criar soluções para questões específicas, como dificuldade na retenção de talentos ou baixo engajamento dos profissionais.

Tecnologia como aliada

Com softwares especializados, o RH tem ferramentas adequadas para processar informações e chegar a conclusões que colaboram para a tomada de decisões sobre contratações, cortes de gastos e capacitação dos profissionais. Vai promover alguém a uma vaga específica? A análise de dados pode auxiliar líderes a encontrarem o profissional que melhor irá desempenhar a função. O cruzamento de dados também pode, por exemplo, ajudar a entender motivos relacionados a faltas e atrasos e, consequentemente, orientar programas efetivos para redução de taxas de turnover e absenteísmo.

Especialista em gestão de controle de ponto, a Norber desenvolve soluções que geram dados importantes para um gerenciamento de pessoas mais efetivo. O NewPonto é um software de controle de frequência que integra o registro de entrada e saída dos colaboradores à folha de pagamento, fornecendo informações relevantes para o RH. Para conhecer as funcionalidades do NewPonto e de outros produtos, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.

Big Data e os benefícios para os negócios.
Big Data e os benefícios para os negócios.

Posted in RH