Anywhere Office: como implementar esse modelo na sua empresa

Anywhere Office: como implementar esse modelo na sua empresa

Você conhece alguém que aproveitou a flexibilidade que a jornada remota proporciona para trabalhar diretamente da casa de praia ou campo? Em tempos de pandemia, cresce o número de adeptos do Anywhere Office – que, como o nome indica, é a política que dá ao colaborador a chance de escolher de onde cumprir a rotina de trabalho.

Considerado a evolução do home office, esse modelo de “escritório em qualquer lugar” vem seduzindo muita gente. Afinal, é um jeito de mudar de ares, melhorar a qualidade de vida e, para quem tem filhos, tirar as crianças de casa. Além disso, funciona para quem não encontra produtividade ou se sente solitário no home office, pois permite revezar dias na sede da empresa ou em um coworking, por exemplo.    

As empresas que adotam o formato relatam benefícios, como melhora da satisfação por parte dos funcionários e redução de custos com a estrutura tradicional de escritório. Porém, está claro que o Anywhere Office não se adequa a todas as companhias. Antes de implementá-lo, alguns aspectos precisam ser observados.

O primeiro deles é a cultura da empresa. Companhias onde a gestão é fortemente centralizada e hierarquizada dificilmente se adaptarão ao Anywhere Office, que é ainda mais flexível que o home office. O novo formato, afinal, exige relações mais de confiança do que de controle, além de líderes focados na gestão por resultados.  

Outro ponto crítico é o alinhamento da equipe. Apenas times colaborativos e capazes de manter um diálogo efetivo, com trocas constantes e abertas, podem se dar ao luxo de trabalhar de qualquer lugar sem pôr em risco a produtividade do grupo. Para garantir maior grau de alinhamento e comunicação, vale estabelecer períodos de horário obrigatórios para atendimento aos clientes e reuniões da equipe.  

Por último, mas não menos importante, é a infraestrutura disponibilizada pela empresa. Além de um notebook e uma boa conexão com a internet, é necessário assegurar que o colaborador terá acesso a todos os recursos, tecnologias, sistemas e informações de que precisa para trabalhar de forma produtiva, onde quer que esteja. 

Nesse sentido, soluções mobile e em cloud computing são excelentes aliadas. O NewPonto Cloud é o software em nuvem da Norber que viabiliza a marcação online do ponto. Por meio do computador com acesso à internet, o colaborador registra seus horários de entrada e saída de onde estiver, de acordo com a jornada estabelecida. Outra solução é o NewMobile, que permite a marcação remota via smartphone. 

A sua empresa já pensou em aderir ao Anywhere Office? Quais gargalos dificultam a implementação desse formato avançado de jornada flexível?

A Norber desenvolve sistemas que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes híbridas e remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br e fale com a Área Comercial.