Alimentação saudável: foco na produtividade e na redução de faltas

Alimentação saudável: foco na produtividade e na redução de faltas

Já está mais que provado que alimentar-se de modo adequado traz benefícios concretos à saúde. Peso controlado, menor risco de desenvolvimento de doenças e mais disposição para realizar as atividades diárias são traços de quem substitui o fast food por refeições balanceadas.

No dia a dia, porém, comer de modo equilibrado pode ser um desafio. A falta de tempo, as longas jornadas de trabalho e a falta de informação nutricional acabam fazendo com que muita gente pule refeições, opte por comidas industrializadas e ataque petiscos na frente da TV ou do computador. Dentro ou fora do ambiente de trabalho, os maus hábitos alimentares acabam se refletindo em deficiência nutricional – o que gera cansaço, apatia e estresse, compromete a produtividade e causa mais acidentes de trabalho.

Faltas no trabalho também estão associadas a doenças crônicas que podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida saudável e de uma alimentação adequada. Diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares, por exemplo, causam absenteísmo laboral e podem ser controladas com dieta balanceada, além de acompanhamento médico.

Para melhorar a alimentação é necessário mudar hábitos. Na sua hora de almoço, dê preferência a pratos coloridos e equilibrados, com verduras, legumes e proteínas de baixa caloria. Levar a própria marmita também é uma boa ideia: você controla melhor o que come e ainda consegue economizar. A fome bateu no meio da tarde? Opte por frutas e alimentos funcionais ao invés de guloseimas ou salgadinhos, que são ricos em sódio e gorduras.

As empresas devem incentivar os colaboradores a adotarem uma alimentação saudável. Campanhas de conscientização e workshops com nutricionistas são iniciativas que apoiam mudanças de hábitos. As empresas que têm restaurante in loco, mesmo que terceirizado, devem oferecer um cardápio variado para agradar diversos paladares, com atenção para a qualidade nutricional.

Especialista em controle de frequência, a Norber dispõe de soluções para empresas com restaurantes próprios. O NewRest faz o registro das refeições e envia as informações diretamente à folha de pagamento, assim como disponibiliza relatórios e dados para a elaboração de gráficos e planilhas. É um módulo atrelado ao NewPonto, software de controle de ponto com ampla integração aos melhores fornecedores de REP do mercado. Para conhecer as funcionalidades do NewRest e do New Ponto, visite www.norber.com.br e fale com nossa Área Comercial.

Posted in RH