Absenteísmo: o que é e como lidar

Absenteísmo: o que é e como lidar

O indicador de absenteísmo é uma métrica de RH que deve estar sempre no radar dos profissionais de gestão de pessoas. Isso porque quanto menor o índice de atrasos e faltas dos colaboradores, maior é a produtividade das equipes e, consequentemente, melhores são os resultados da empresa. 

Por outro lado, o absenteísmo alto acarreta sérios problemas. Quando um colaborador falta, por motivo justificável ou não, é necessário realocar a força de trabalho, o que frequentemente gera sobrecarga na equipe, insatisfação do grupo e até aumento de horas extras. Para contornar esse problema, o primeiro passo é medir o absenteísmo fazendo um controle de jornada eficiente. E para isso os gestores podem contar com um sistema de ponto online que permita verificar em tempo real atrasos e faltas dos colaboradores, assim como controlar ocorrências, justificativas e apontamentos.

Existem diversas causas para o aumento do absenteísmo nas empresas. Além de questões de saúde e imprevistos, muitas vezes as ausências indicam problemas internos, como dificuldade de relacionamento com a liderança ou até mesmo pouca perspectiva de crescimento na carreira. Ao RH cabe utilizar as métricas, identificar os motivos do absenteísmo e desenvolver soluções para melhorar a assiduidade, a pontualidade e o engajamento. 

Entre as medidas que colaboram para a redução do índice de faltas e atrasos estão: programas de valorização do funcionário, comunicação assertiva com colegas e lideranças, além de política de benefícios adequada e alinhamento do colaborador à cultura da empresa. Outra iniciativa é cuidar da saúde física e mental dos colaboradores. Programas que estimulam hábitos de vida saudáveis e combatem o estresse ajudam a prevenir doenças e, consequentemente, reduzem as ausências no trabalho.   

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br.