6 maneiras de valorizar os profissionais da sua equipe

6 maneiras de valorizar os profissionais da sua equipe

Profissionais que se sentem desvalorizados perdem a motivação e, consequentemente, tendem a ser menos produtivos no trabalho. Por isso, encontrar meios de valorizar as pessoas e mantê-las engajadas é prioridade para os gestores. Conheça 6 maneiras de valorizar a sua equipe.  

  1. Ofereça feedbacks construtivos

Fornecer feedbacks positivos é um ótimo jeito de demonstrar reconhecimento pelo trabalho realizado. Além de certificar que o colaborador está no caminho correto, esse tipo de avaliação funciona como um elogio, elevando a confiança e a autoestima. Nem todo mundo, porém, está preparado para receber críticas. Em caso de desempenho negativo, seja específico ao comunicar erros e posturas que podem ser melhoradas, deixando claro que correções beneficiam não só a empresa, mas o próprio profissional. 

  1. Estimule o desenvolvimento profissional

A sensação de estagnação é uma das razões que levam profissionais qualificados a pedirem demissão. Para evitar a perda de motivação e a rotatividade de talentos, incentive os colaboradores a desenvolverem suas potencialidades mostrando que você espera mais deles e apoia seu crescimento. Promova treinamentos e delegue desafios adicionais, estimulando a inovação e a aprendizagem contínua. Vale lembrar que novas responsabilidades e tarefas devem ser acompanhadas de aumentos salariais. 

  1. Mantenha um pacote de benefícios adequado

Benefícios como plano de saúde, vale alimentação e auxílio creche costumam contar pontos a favor da satisfação e da retenção de talentos. Para compor um pacote realmente atrativo, é importante conhecer o perfil do colaborador e suas necessidades. Com a jornada flexível sendo cada vez mais demandada, é válido adaptar benefícios, substituindo o vale transporte pelo auxílio internet, por exemplo. Convênios com academias de ginástica e cuidados com a saúde mental, por sua vez, denotam a preocupação da companhia com o bem-estar físico e emocional do colaborador. 

  1. Respeite as diferenças

Pode parecer óbvio, mas educação e respeito são essenciais para a construção de um ambiente organizacional saudável, colaborativo e livre de intrigas. Como gestor, seja cortês, cultive as amizades e reprima comportamentos de intolerância. O tratamento igualitário, com respeito às diferenças, mostra que todos têm valor e que pontos de vista diversificados são bem-vindos. 

  1. Estabeleça um programa de recompensas

Que tal motivar ainda mais a sua equipe com um programa de recompensas? Crie um ranking com base nas avaliações de desempenho e premie com bônus e recompensas os funcionários melhor posicionados. O propósito é incentivar a performance e mostrar que o trabalho de cada um está sendo notado e valorizado.  

  1. Invista em tecnologia

Se a sua empresa não investe em tecnologia, é bem provável que sua equipe se sinta insatisfeita, desmotivada e desvalorizada. Isso porque soluções digitais reduzem burocracias, melhoram a comunicação interna e automatizam uma série de atividades, permitindo que os profissionais se ocupem de tarefas estratégicas e de maior valor agregado. 

Você se preocupa com a valorização da sua equipe? Quais técnicas de gestão você já utiliza para manter seus colaboradores motivados e engajados? 

A Norber desenvolve softwares de controle de ponto que facilitam a gestão da frequência dos colaboradores, incluindo equipes remotas. O NewPonto Cloud armazena dados na nuvem, possibilitando o gerenciamento online da jornada. Já o NewMobile permite a marcação de ponto via smartphone, de qualquer lugar e em tempo real. Para conhecer as funcionalidades destas soluções, visite www.norber.com.br